Anatomia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE A DISTÂNCIA 1

1) Descreva a posição anatômica do corpo?
A posição anatômica é uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano. Na posição anatômica, o corpo estudado deve ficar ereto (de pé), calcanhares unidos, com os olhos voltados para o horizonte, os pés também apontados para frente e perpendicularesao restante do corpo, braços estendidos e aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente (os dedos estendidos e unidos). Deve-se notar que não é a posição normal dos braços, que normalmente ficariam em torção mais ou menos medial (com as palmas voltadas para o corpo, em pronação). É uma posição em que há consumo de energia.
2) Quais os planos imaginários e defina cada umdeles?
* Plano mediano é um plano vertical que passa através do eixo mais longo que cruza o corpo, dos pés até a cabeça; este plano separa o corpo em antímeros direito e esquerdo. O que quer que esteja situada próximo a este plano é chamado medial, e o que está longe dele, lateral.
* Plano sagital é paralelo ao plano mediano.
* Plano coronal é também um plano vertical que passa pelo eixomaior (dos pés à cabeça), mas é perpendicular ao plano mediano, separando a frente do corpo, ou ventre, da parte de trás, ou dorso. Algo em posição à frente do plano frontal é chamado anterior, ao passo que algo situado atrás desse plano é chamado posterior.
* Plano horizontal, transverso ou axial atravessa o eixo menor do corpo, do dorso até o ventre , isto é, da posição posterior para aanterior. Divide a estrutura atravessada em porções superior e inferior.

3) Faça um esquema das principais cavidades do corpo e suas divisões?

A cavidade dorsal do corpo está localizada próxima à superfície posterior ou dorsal do corpo. Ela é composta por uma cavidade craniana, que é formada pelos ossos cranianos e contém o encéfalo e suas membranas (chamadas de meninges), e por um canalvertebral que é formado pelas vértebras (ossos individuais) da coluna vertebral e contém a medula espinhal e suas membranas (também chamadas de meninges), bem como o começo (raízes) dos nervos espinhais.
A cavidade ventral do corpo está localizada na porção anterior ou ventral (frontal) do corpo e contém órgãos coletivamente chamados de vísceras. Como a cavidade dorsal, a cavidade ventral do corpoapresenta duas subdivisões principais - uma porção superior, chamada de cavidade torácica, e uma porção inferior, chamada de cavidade abdominopélvica. O diafragma (diaphragma = partição ou parede), uma camada muscular em forma de domo e importante músculo da respiração, divide a cavidade ventral do corpo em cavidades torácica e abdominopélvica.
A cavidade torácica contém duas cavidades pleurais emtorno de cada pulmão, e a cavidade pericárdica (peri = em volta; cardi = coração), espaço em torno do coração.

4) Defina cada um dos seguintes pontos de reparo dos ossos: côndilo, processo, fossa e fóvea.
Côndilo: Proeminência grande e arredondada para articular.
Processo: Proeminência óssea acentuada.
Fossa: Depressão ou concavidade que serve normalmente para articular.
Fóvea: Pequenadepressão, uma cova plana e lisa que serve normalmente mais para fixar que para articular.

5) Determine quais ossos do crânio e da face são pares e quais são impares.
O crânio é constituído por 8 ossos, sendo que dois são pares e quatro são ímpares:
Pares: Parietal e Temporal;
Impares: Frontal, Occipital, Esfenóide e Etmóide.
A face é constituída por 14 ossos, sendo que seis são pares e doissão ímpares:
Pares: Maxila, Zigomático, Lacrimal, Nasal, Concha nasal inferior e Palatino;
Impares: Vómer e Mandíbula.
6) Descreva o que passa nos acidentes anatômicos: forame magno, forame oval e fissura orbital superior.
O forame magno é a grande abertura através do osso occipital localizada no centro da fossa posterior do neurocrânio. É o maior dos forames do crânio. Serve de...
tracking img