ANATOMIA FOLIAR DE Tectona grandis (LAMIACEAE)

331 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO A Teca (Tectona grandis L. f.) é uma espécie nativa das florestas tropicais do Sudeste Asiático, sendo de ocorrência natural em área ampla. A espécie em estudo pertence a família Lamiaceae que segundo APG III, possui distribuição cosmopolita, incluindo cerca de 300 gêneros e 7500 espécies. No Brasil ocorrem 38 gêneros e cerca de 500 espécies. Estudos recentes de filogenia agruparam alguns gêneros pertencentes a Verbenaceae à família Lamiaceae, os quais apresentam estilete terminal, característica utilizada anteriormente para distinção dessas duas famílias. Com isso, ampliou-se a circunscrição e o de gênero em Lamiaceae. O objetivo do trabalho foi descrever anatomicamente as folhas de Tectona grandis como subsidio para a identificação e sistematização da espécie.
METODOLOGIA
O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Tecnologia da Faculdade de Engenharia Florestal, Universidade Federal do Pará Campus Altamira. Foram seccionados cortes do ápice, base, nervura central, margem do limbo foliar e pecíolo. Essas secções passaram por técnicas de histologia vegetal como fixação coloração e montagem de lâminas semipermanentes e permanentes seguindo as recomendações contidas em Kraus e Arduin. As imagens foram feitas com microscópio Olympus e câmera Motic 1.0.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A folha é dorsiventral com nervura central proeminente, epiderme unisseriada, cutícula delgada, com tricomas filiformes, feixe vascular descontinuo, bicolateral circundado por feixes de fibras menores dispersas na nervura, elementos vasculares colaterais com cinco células de metaxilema dispostos radialmente. Conforme Alquini et al. , a espessura da cutícula está diretamente relacionada com os fatores ambientais onde a luminosidade e umidade relativa do ar variam de acordo com a sazonalidade. Estudos com o cultivo de Tectona grandis in vitro e ex vitro comprovam essa relação.

CONCLUSÃO

As características como

Relacionados

  • 2013 3 Vol Sistema tica BOTANICA
    36247 palavras | 145 páginas