ANATOMIA FOLIAR DE Byrsonima basiloba A. JUSS. (MALPIGHIACEAE)

1209 palavras 5 páginas
I Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Rio Verde do IFGoiano.
06 e 07 de novembro de 2012.

ANATOMIA FOLIAR DE Byrsonima basiloba A. JUSS.
(MALPIGHIACEAE) PROVENIENTE DE CERRADO
BALESTRA, Cristiane Libindo (Estudante)1; SILVA, Fabiano G. (Orientador)1;
SOARES, Michellia. P. (Co-Orientadora)¹; REYS, Paula (Co-Orientadora)¹
VASCONCELOS FILHO, Sebastião C. (Colaborador)¹
1

Instituto Federal Goiano – Câmpus Rio Verde - GO. balestra3720@gmail.com.br

RESUMO: O Cerrado está sofrendo intensas ações antrópicas nos últimos anos e com isso surge à necessidade de reposição de algumas espécies que possuem um potencial econômico e ecológico.
Neste contexto, este trabalho teve como objetivo caracterizar e conhecer estruturas anatômicas das folhas da Byrsonima basiloba A. Juss.(Murici-do-campo) que auxiliam na sua manutenção na vegetação de Cerrado. A caracterização das estruturas anatômicas foliares ocorreu a partir de secções transversais da parte mediana da folha de Byrsonima basiloba A. Juss . Anatomicamente, a espécie caracteriza-se por apresentar epiderme simples em ambas as faces, sendo que na face adaxial.
Observa-se cutícula espessa e logo abaixo a face adaxial da epiderme ocorre uma única camada de célula do parênquima paliçádico, em geral bastante alongadas, fortemente justapostas entre si e com numerosos cloroplastos seguido de 4 a 6 camadas de células do parênquima esponjoso, apresenta ainda, mesofilo do tipo dorsiventral.
Palavras-chave adicionais: Murici, Cerrado, morfologia, anatomia.

INTRODUÇÃO
O Cerrado é um tipo de vegetação própria do Brasil e possui grande biodiversidade de espécies de plantas, aproximadamente cerca de 10 mil, sendo 4400 endêmicas, o que corresponde a
1,5% da flora mundial. Apesar de ser um domínio bastante ameaçado, abriga espécies importantes do ponto de vista ecológico e econômico como plantas com propriedades medicinais e frutíferas que geralmente são utilizadas pela população como fonte de

Relacionados