Anatomia flor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1)

1. FLOR

Conceito: Orgão vegetal da reprodução sexuada das plantas superiores (fanerogâmicas), composto geralmente porsépalas (cálice), pétalas (corola), estames e gneceu.

Características:

Flores monóclinas ou díclinas
Monóclina ou Hermafrodita: quando a flor apresenta androceu e gineceu. 

Díclina ou unissexual: quando a flor apresenta só androceu(estames) ou só gineceu (ovário).

Só estames (díclina masculina): flores estaminadas.
Só ovários (díclina feminina): flores carpeladas.

Função: A função da flor é assegurar a reprodução.Depois da fertilização do óvulo, o ovário transforma-se num fruto, que contém as sementes que irão dar origem a novas plantas da mesma espécie.




• FRUTO

Conceito: O fruto é uma estruturapresente em todas as angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contém sementes.

Caracteristica: Exemplos de frutos rotulados como "legumes" são a abobrinha, o tomate, e o quiabo, que são frutos por terem se desenvolvido a partir de ovários fecundados, e por apresentarem sementes em seu interior.Inversamente, alguns alimentos conhecidos por frutas são na verdade pseudofrutos, nos quais a parte comestível não é o fruto em si.

Função: A função primordial dos frutos é a proteção da semente em desenvolvimento, e é a principal razão atribuída pelos estudiosos ao fechamento dos carpelos nas primeiras Angiospermas. Ao longo de sua evolução, as plantas com flores e frutos desenvolveramnovos tipos de frutos, e novas estratégias para a dispersão das sementes contidas neles, de forma que nas espécies atuais há uma variedade imensa de cores, formas, estruturas acessórias e sabores, cada qual especializada em uma forma diferente de dispersão de sementes.

• SEMENTE

Conceito: Semente é o óvulo maduro das plantas gimnospermas ou angiospermas. É o óvulo já fecundado, sendoformada pelo tegumento ou casca, embrião e pelo endosperma que o envolve.

Características: Semente é o óvulo maduro e já fecundado das plantas gimnospermas ou angiospermas. É formada por:
• tegumento ou casca
• embrião
• endosperma (que o envolve)

Função:
1 - Manter unidas as partes internas da semente.
2 - Proteger as partes internas da semente contrachoques e abrasões.
3 - Servir de barreira à entrada de microorganismos na semente.
4 - Regular a velocidade de reidratação da semente.
5 - Regular a velocidade das trocas gasosas.
6 - Regular a germinação, causando dormência (alguns casos). 

2)
[pic]




3) Antera é a porção terminal do estame das flores. São sacos revestidos internamente por tecidoesporogênico, onde são produzidos os grãos de pólen.
As anteras podem ser formadas por uma ou duas tecas, ou compartimentos, divididos internamente em dois lóculos ou lojas, onde o pólen é armazenado. Nos casos de anteras com duas tecas, estas tecas são unidas entre si e ao filete por um conectivo, tecido semelhante ao do filete. A inserção da antera no filete pode ser dorsal, ventral ou basal. Em algunscasos, as anteras com inserção ventral ou dorsal podem ser móveis (assim chamadas "versáteis"), respondendo com movimentos ao mais leve toque, ou mesmo ao movimento do ar, o que geralmente está relacionado com o tipo de polinização de cada espécie.
As anteras absorveem o pólen enquanto este amadurece em seu interior. No momento da maturação, as anteras precisam abrir-se para a liberação dosgrãos, e a abertura pode ocorrer de diferentes maneiras:
• Abertura rimosa: a maneira mais comum, quando as anteras abrem-se longitudinalmente, como rasgos em seu tecido. Estas aberturas podem estar localizadas lateralmente, ventralmente ou dorsalmente.
• Abertura poricida: quando as anteras abrem-se por poros mais ou menos circulares, normalmente no ápice.
• Abertura valvar: forma...
tracking img