Anatomia exercicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Contestado Unc/Canoinhas
Disciplina: Anatomia II
Acadêmico: Marcio Luis da rosa e Rafael Ewald ______________ data: 08/11/2012


1) Quais são as principais funções dos rins?
R. Filtração do sangue, excreção de resíduos nitrogenados como uréia, amônia e creatina, regula o volume do sangue, ajuda no equilíbrio hidroeletrolítico, manutenção do PH do sangue através da secreçãode renina e produz eritropoietina.


2) Onde se localizam os rins e quais suas características morfológica externa e internas?
R. Estão situados de cada lado da coluna vertebral, por diante da região superior da parede posterior do abdômen, entendendo-se entre a 11ª costela e o processo transverso da 3ª vértebra lombar.
Situa-se atrás do peritônio, motivo pelo qual são chamados de órgãosretroperitoneais.
O rim direito geralmente é um pouco mais baixo que o esquerdo.
Superiormente ao rim encontram-se duas glândulas que fazem parte do sistema endrócrino: as glândulas suprarenais.
Cada rim possui a forma de um grão de feijão com duas faces, duas bordas e dois pólos.


3) Como o sangue chega e sai do rim?
R. Chega pela artéria renal, ramo da aorta abdominal, penetra no rim pelohilo renal e se divide em vários ramos, que se subdividem formando as arteríolas renais que penetram nos glomérulos renais e formam os capilares onde ocorre a filtração do sangue.
Então o sangue filtrado retorna a circulação através da veia renal, a qual desemboca na veia cava inferior e por esta dirige-se ao coração.


4) Onde a urina é formada e armazenada?
R. No néfron é a unidadeanátomo-fisiológica do rim e depois armazenada na bexiga.

5) Trace o fluxo de urina dos rins para o meio exterior?
R. Dos rins forma a urina que passa pelo ureter desemboca na bexiga que armazena depois passa pela uretra que passa pelo óstio interno até sair no ósteo externo no homem ou na mulher.

6) Pesquise e explique como o rim atua no controle da PA.
R. Os rins atuam na manutenção do equilíbrioácido-basico, regulam a concentração de bicarbonato (HCO3), o qual possui a função de tamponamento, excretando ions de hidrogênio e regula a produção de eritrócitos, através da secreção de eritropoetina, um hormônio que estimula a síntese de eritrócitos, na regulação do volume sanguíneos, na regulação da pressão arterial, no PH do sangue e no nível de glicose do sangue.

7) O que é o glomérulorenal?
R. é a unidade funcional dos rins, composta por um ramalhete de capilares circundados por uma membrana denominada cápsula de Bowman, através da qual se produz a filtração do sangue e eliminação dos resíduos metabólicos.

8) Onde se localizam e qual a função dos túbulos renais?
R. Se localiza na parte mais interna dos néfrons, junto com o glomérulo.
Tem como função ultra filtração doplasma pelo glomérulo, reabsorção de água e solutos do filtrado, secreção de água e solutos do ultra filtrado, modulam o volume e a composição da urina, controlam volume, osmolalidade, composição e pH
Dos líquidos corporais.

9) O que é e onde ocorre o processo de ovogênese e espermatogênese?
R. A ovulogênese é o processo de formação dos óvulos, a partir das ovogônias, e tem início aindano embrião, porém só é completado durante a puberdade.
Espermatogênese é o processo que ocorre nos testículos, as gônadas masculinas. Secretam a testosterona, hormônio sexual responsável pelo aparecimento
Das características sexuais masculinas: aparecimento da barba e dos pêlos corporais em maior quantidade, massa muscular mais desenvolvida, timbre grave da voz, etc.
As células dos testículos estãoorganizadas ao redor dos túbulos seminíferos, nos quais os espermatozóides são produzidos. A testosterona é secretada pelas células intersticiais. Ao redor dos túbulos seminíferos, estão as células de Sertoli, responsáveis pela nutrição e pela sustentação das células da linhagem germinativa, ou seja, as que irão gerar os espermatozóides.

10) A produção de gametas difere no homem e na mulher,...
tracking img