Anatomia escultural dos dentes - odontologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia Escultural – Resumo 2

Cúspide : São estruturas de formato piramidal, consideradas unidades funcionais dos dentes posteriores. A cúspide recebe o nome da face a qual apresentaproximidade. Cada cúspide pode ser comparada geometricamente a uma pirâmide de base quadrangular, exceto a cúspide mésio-palatina do 1º molar superior, que apresenta a base pentagonal.

Vertentes: São as facesda cúspide. Cada cúspide apresenta duas vertentes internas ou triturantes, que estão situadas no interior da face oclusal anatômica, e duas vertentes externas ou lisas, que estão situadas nas facesvestibulares e linguais ou palatinas. Tanto as vertentes internas quanto as externas são ainda classificadas em mesiais ou distais, de acordo com a proximidade de uma ou outra face, a fim de que sejamdiferenciadas.

Arestas: São segmentos de retas formados pela união de vertentes de uma mesma cúspide ou de uma crista transversal, normalmente em número de quatro para cada cúspide. As arestas queseparam as vertentes externas das internas, paralelamente ao eixo mesio-distal da coroa, são denominadas arestas longitudinais. As arestas que separam duas vertentes internas ou externas entre si,perpendicularmente ao eixo mésio-distal da coroa, são denominadas arestas transversais. As arestas longitudinais são ainda classificadas em mesiais ou distais, enquanto que as arestas transversais sãoclassificadas em internas ou externas. A cúspide mésio-palatina do primeiro molar superios, como exceção às regras, apresenta duas arestas transversais internas, denominadas mesial e distal.

OBs:Ponte de esmalte => une uma cúspide com a outra.

Fossa Central: Depressão na porção da central da superfície oclusal de um molar. Corresponde ao encontro dos sulcos principais mésio-distal,ocluso-vestibular e/ou ocluso-lingual. No primeiro molar onferior, considera-se o encontro entre os sulcos mésio-distal, sulco aclusovestibular-mesial e ocluso-lingual como fossa central e o encontro entre...
tracking img