Anatomia dos dentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Prof. Ms. Guilherme TerraDisciplina de Dentística Operatória Básica
2. Introdução Uma das funções da Odontologia é restabelecer forma e função de elementos dentais que foram parcial ou totalmente destruídos. É através de profundo conhecimento anatômico que a Escultura Dental objetiva a reintegração estética no sorriso, utilizando os mais diversos materiais restauradores.
3. Nomenclaturados Dentes Dividimos as arcadas dentais em superior e inferior. Cada uma destas arcadas pode ser dividida em hemiarcos ou quadrantes direito e esquerdo. A identificação destas arcadas é feita didaticamente por meio de números 1, 2, 3 e 4.
4. Nomenclatura dos DentesHemiarcada Hemiarcada 2 1 1 2 3 superior superior 3 direita direita 1 2 4 3 8 8Hemiarcada Hemiarcada 1 2 superior superior 4 3direita direita 8 8 1 212345678 12345678 3 4 3 2 11 2 312345678 12345678 FDI: Federation Dental International
5. Nomenclatura das Faces O elemento dental é dividido em duas porções distintas: coroa e raiz. O limite entre estas duas porções chama-se linha do colo anatômico. Cada “lado” do dente é chamado de face.
6. Nomenclatura das Faces Faces livres  São as faces dos dentes que não mantémcontato com outros dentes da mesma arcada.  São divididas em vestibular e lingual ou palatina. ○ Vestibular: está voltada para o lábio e bochechas. ○ Lingual ou palatina: está voltada para a língua ou palato.
7. Nomenclatura das Faces Faces proximais  São as faces que mantêm contatos com os dentes vizinhos.  São divididas em mesial e distal. ○ Mesial: Está voltada para a linha média. ○ Distal:Voltada para o fim do arco.
8. Nomenclatura das Faces Face oclusal: é a face dos dentes posteriores voltada para o arco antagonista. Borda incisal: É formada pelo encontro das faces vestibular e lingual dos dentes anteriores.
9. Nomenclatura das Faces As faces livres são divididas em terços.  Em uma vista vestibular ou lingual, dividimos a face do dente no sentido horizontal em terço mesial,médio e distal.  No sentido vertical, em terço oclusal ou incisal, médio e cervical.
10. Faces livres
11. Nomenclatura das Faces As faces proximais também são divididas em terços.  A face proximal do dente é dividida em terço vestibular, médio e lingual no sentido horizontal.  No sentido vertical em terço incisal ou oclusal, médio e cervical.
12. Faces proximais
13. Nomenclatura das Faces Asfaces oclusais também são divididas em terços.  No sentido mésio-distal o dente é dividido em terço mesial, médio e distal.  No sentido vestíbulo-lingual o dente é dividido em terço vestibular, médio e lingual.
14. Faces oclusais
15. Características gerais comunsa todos os dentes As faces mesiais são sempre maiores nos dois sentido (ocluso-cervical e vestíbulo- lingual) e mais planas que asfaces distais. As faces vestibulares são mais altas e mais largas (sentido mesio-distal) que as faces linguais. Como única exceção temos o 1º molar superior, onde a face lingual ou palatina se apresenta mais larga que a vestibular.
16. Estrutura anatômicas comuns atodos os dentes Linha do colo anatômico.  É uma linha contínua e sinuosa que divide o dente em cora e raiz.
17. Estruturaanatômicas comuns atodos os dentes Bordas  São segmentos de reta que delimitam a transição entre faces dentais, levando o nome das faces que delimitam
18. Estrutura anatômicas comuns atodos os dentes Bossas. São saliências de esmalte que se destacam nas faces dentais.
19. Bossa vestibular Localizada no terço cervical dos dentes anteriores e posteriores.
20. Bossa mesial e distal Bossa mesial:localizada no terço incisal ou oclusal dos dentes anteriores e posteriores. Bossa distal: localizada no terço incisal ou oclusal, porém localizada mais próxima do terço médio que a bossa mesial.
21. Bossa lingual ou palatina A bossa lingual ou palatina varia do grupo anterior para o posterior.  Localiza-se no terço cervical dos dentes anteriores.  Localiza-se no terço médio dos dentes...
tracking img