Anatomia do sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia do Sistema Nervoso

O Sistema nervoso pode ser classificado de várias formas, sendo a classificação mais comum aquela que divide o sistema nervoso em: a) sistema nervoso central (SNC), aquele que está contido no interior do chamado “estojo axial” (canal vertebral e crânio), ou seja, o encéfalo e a medula espinhal; b) sistema nervoso periférico (SNP), aquele que é encontrado fora desteestojo ósseo, que se relaciona com o esqueleto apendicular, sendo os nervos (axônios) e gânglios (formações de corpos neuronais ganglionares dispersas em regiões do corpo ou mesmo dispostas ao longo da coluna vertebral, como os gânglios sensitivos). No entanto podemos dividir o sistema nervoso funcionalmente em SOMÁTICO ou de VIDA de RELAÇÃO, que lembra o sistema nervoso que atua em todas asrelações que são percebidas por nossa consciência; e em VISCERAL ou VEGETATIVO aquele interage de forma inconsciente, no controle e na percepção do meio interno e vísceras. Tanto o SOMÁTICO quanto o VEGETATIVO, possuem componentes aferentes (sensitivos) e eferentes (motores).

Sistema Nervoso Somático:

a) Eferente (Neurônios e axônios motores, contração muscular esquelética e o movimento).
b)Aferentes (Neurônios e axônios sensitivos, tato, dor e etc...).

Sistema Nervoso Visceral ou Vegetativo:

a) Aferente - SISTEMA NERVOSO VISCERALAFERENTE
Ex: Percebe informações de paredes de vísceras, como dilatações, aumento da pressão ou relaxamentos...
b) Eferente - SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
1 Simpático: Ex: Aumenta os batimentos do coração
2 Parassimpático: Ex: Diminui os batimentos docoração

Meninges: 

As meninges são constituídas por três membranas que envolvem o cérebro e tem a finalidade de proteção. 
A mais externa ligada ao crânio é dura-máter, que recobre a aracnóide na face interior e a pia-máter, que recobre o tecido cerebral. Entre a aracnóide e a pia-máter, existe o liquido cefalorraquidiano, que além de ter funções específicas no metabolismo, circulação e reações deproteção celular do encéfalo, também age como protetor mecânico.

Hemisférios Cerebrais: 

Os hemisférios cerebrais são constituídos por células nervosas e seus axônios, células formadoras de mielina, células de sustentação e reparação. As células nervosas estão situadas na periferia, formando a córtex cerebral e na porção interna axônios, que constituem a matéria branca interna (fibrasmielinizadas).

Os dois hemisférios cerebrais são separados pela fissura cerebral longitudinal onde se aloja uma membrana fibrosa, chamada de foice cerebral. Na porção superior da fissura cerebral longitudinal corre o seio venoso sagital superior e na porção inferior, o seio venoso sagital inferior, que ao se unirem na base da foice formam o seio reto venoso que drenará o sangue na veia jugularinterna.

Fissuras e Sulcos Cerebrais: 

As superfícies dos hemisférios cerebrais são constituídas por depressões e saliências, onde existem invaginamento do tecido cerebral, chamados de fissuras e sulcos, que pela sua alternância formam as circunvoluções cerebrais ou giros cerebrais.

Na superfície lateral dos hemisférios cerebrais, conseguimos identificar as seguintes fissuras e sulcos: a)fissura lateral ou fissura de Sylvius, que separa o lobo temporal do frontal; b) fissura de Rolando ou sulco central, que separa o lobo frontal do parietal; c) fissura parieto-occipital, que separa o lobo parietal do occipital; d) fissura calcarina, estende-se do lobo occipital ao esplênio do corpo caloso e; E) sulco do cíngulo que limita o giro do mesmo nome e que se estende da porção anterior docorpo caloso até a porção posterior na junção da fissura calcarina.
Estas invaginações e depressões, além de nos permitem separar anatomicamente os lobos cerebrais também permitem aumentar a superfície cerebral.

Gânglios da Base: 

São constituídos por agrupamentos de neurônios, localizados no interior dos hemisférios cerebrais, estão relacionados com o movimento, postura e controle do...
tracking img