Anatomia do aparelho reprodutor feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENFERMAGEM EM SAÚDE DA MULHER

PROFESSOR: ENF. NELSON FREITAS

ANATOMIA DO APARELHO REPRODUTOR FEMININO

O aparelho reprodutor feminino está constituído por órgãos externos e internos.

• Órgãos Externos:

[pic]

Vulva: Grupo de órgãos visíveis externamente, estendendo-se desde a área sobre a sínfise púbica até a base do corpo perineal.

Monte Pubiano (Monte deVênus): Constitui a porção superior da vulva e é o firme coxim de tecido adiposo e conjuntivo que reveste a sínfise púbica e os ossos púbicos adjacentes.
Grandes lábios: São duas grandes pregas de tecido adiposo e conjuntivo, cobertas por pele, que formam os limites laterais da vulva. Partem do monte de Vênus e dirigem-se para baixo, desaparecendo no corpo perineal.
Pequenos lábios: Sãodois finos folhetos cutâneos situados entre os grandes lábios e paralelamente a eles. São úmidos, contém numerosas glândulas sebáceas e um grande número de vasos sanguíneos.
Clitóris: Corpúsculo pequeno, cilíndrico, situado na porção superior da vulva, na união dos pequenos lábios. Mede de 2 a 3 cm em extensão e é composto por tecido erétil, contendo vasos e nervos, o que o faz extremamentesensível.
Vestíbulo vaginal: É a área triangular que se torna visível quando afastados os pequenos lábios.
Meato urinário: Situado na linha média do vestíbulo, abaixo do clitóris e acima do orifício vaginal, constitui a abertura da uretra, e pode ser identificável à separação dos pequenos lábios, seguida de sua leve tração para cima.
Intróito Vaginal e hímem: O intróito vaginalconstitui a entrada da vagina, localizado na porção inferior do vestíbulo e parcialmente coberto pelo hímem. O HÍMEM pode ser bastante elástico ou pode romper-se facilmente. Após o primeiro coito e o parto, a estrutura himenal rompe-se, permanecendo vestígios conhecidos como carúnculas mirtiformes.
Glândulas de Bartholin: São glândulas secretoras de muco, situadas na base dos grandeslábios. A secreção proveniente destas glândulas mantém a superfície interna dos lábios úmida e promove a lubrificação do orifício e do canal vaginal durante o coito.

Órgãos Internos

[pic]

Figura 1: Órgãos internos do aparelho reprodutor feminino

[pic]

Figura 2: Órgãos internos do aparelho reprodutor feminino.

Útero: órgão situado na cavidade pélvica entre a bexiga e reto, éuma estrutura muscular que contém uma cavidade revestida por membrana mucosa. Seu tamanho é variável em diferentes mulheres, mas as medidas se aproximam de 7,5 cm de comprimento, 5,0 cm de largura na porção superior e 2,5 cm em diâmetro ântero-posterior. Seu peso aproximado é de 60g. É composto de duas porções: uma superior, triangular, denominada corpo, e uma porção inferior, cilíndrica e menor,denominada cérvix ou colo.
a) Corpo: Sua porção superior é denominada fundo uterino, e a inferior, estreitada, onde o corpo encontra a cévix, é chamada istmo. Possui três camadas: a serosa, a muscular e a mucosa. A camada serosa também denominada perimétrio, é a camada externa. A camada muscular denominada miométrio, é a camada intermediária. A camada interna, mucosa, é denominada endométrio.Esta camada sofre constantes alterações cíclicas durante o período reprodutor e sua espessura varia entre 1 e 5 mm, dependendo do período do ciclo.
b) Cérvix: Constitui a menor parte do útero, mede de 2,5 a 3 cm de comprimento, e 2,5 cm de diâmetro. Tem uma porção supravaginal e uma infravaginal.
A cavidade da cérvix (canal cervical), tem formato de uma haste. Possui um orifício externo, queconstitui uma pequena abertura arredondada na mulher que nunca teve filhos, mas após o parto é transformada em pequena abertura transversal. Próximo ao orifício externo, o revestimento cervical se transforma em epitélio escamoso, semelhante ao revestimento da vagina.
A vagina é formada de uma camada muscular, de uma camada de tecido conjuntivo frouxo e de uma camada mucosa. É abundantemente...
tracking img