Anatomia de um ipv4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Anatomia de um Endereço IPv4
Cada dispositivo de uma rede deve ter uma definição exclusiva. Na camada de rede, os pacotes de comunicação precisam ser identificados com os endereços de origem e de destino dos dois sistemas finais. Com o IPv4, isso significa que cada pacote tem um endereço de origem de 32 bits e um endereço de destino de 32 bits no cabeçalho da Camada 3.
Esses endereços sãousados na rede de dados como padrões binários. Dentro dos dispositivos, a lógica digital é aplicada à sua interpretação. Para nós, na rede humana, uma string de 32 bits é difícil de interpretar e ainda mais difícil de lembrar. Portanto, representamos endereços IPv4 usando o formato decimal pontuada.
Decimal com Pontos
Padrões binários que representam endereços IPv4 e são expressos como decimaiscom pontos, separando-se cada byte do padrão binário, chamado de octeto, com um ponto. É chamado de octeto por que cada número decimal representa um byte ou 8 bits.
Por exemplo, o endereço:
10101100000100000000010000010100
é expresso no formato decimal com pontos como:
172.16.4.20
Tenha em mente que os dispositivos usam lógica binária. O formato decimal com pontos é usado para facilitar paraas pessoas o uso e a memorização de endereços.
Porção de Rede e Host
Para cada endereço IPv4, uma porção dos bits mais significativos representa o endereço de rede. Na Camada 3, definimos umarede como grupo de hosts que têm padrões de bits idênticos na porção de endereço de rede de seus endereços.
Embora todos os 32 bits definam o endereço do host, temos um número variável de bits que sãochamados de porção de host do endereço. O número de bits usados nessa porção de host determina o número de hosts que podemos ter na rede.
Passe pelas etiquetas da figura para ver as partes diferentes do endereço.
Por exemplo, se precisamos ter pelo menos 200 hosts em determinada rede, precisaremos usar bits suficientes na porção de host para poder representar pelo menos 200 combinações de bitsdistintas.
Para atribuir um endereço único a cada um dos 200 hosts, usaremos todo o último octeto. Com 8 bits, pode-se conseguir um total de 256 combinações de bits diferentes. Isso significa que os bits dos três primeiros octetos representariam a porção de rede.
Obs.: O cálculo do número de hosts e a determinação de que porção dos 32 bits se refere à rede será tratado mais adiante neste capítulo.Conversão de Binário para Decimal
Para entender a operação de um dispositvo na rede, precisamos ver os endereços e outros dados do modo que o dispositivo os vê - pela notação binária. Isso quer dizer que precisamos ter alguma habilidade em conversão de binário para decimal.
Dados representados em binário podem representar muitas formas diferentes de dados para a rede humana. Nessaconsideração, vamos nos referir ao binário conforme relacionado ao endereçamento IPv4. Isso quer dizer que olharemos para cada byte (octeto) como número decimal no intervalo de 0 a 255.
Notação Posicional
Aprender a converter de binário para decimal exige endendimento da base matemática de um sistema de numeração chamado notação posicional. Notação posicional significa que um dígito representa valoresdiferentes dependendo da posição que ocupa. Mais especificamente, o valor que o dígito representa é aquele valor multiplicado pela potência da base, ou raiz, representada pela posição que o dígito ocupa. Alguns exemplos vão ajudar a esclarecer como esse sistema funciona.
Para o número decimal 245, o valor que o 2 representa é 2*10^2 (2 vezes 10 na potência 2). O 2 está no que costumamos chamar deposição das centenas. A notação posicional se refere a essa posição como posição de base^2, porque a base, ou raiz, é 10 e a potência é 2.
Usando a notação posicional no sistema de numeração de base 10, 245 representa:
245 = (2 * 10^2) + (4 * 10^1) + (5 * 10^0)
ou
245 = (2 * 100) + (4 * 10) + (5 * 1)
Sistema de Numeração Binário
No sistema de numeração binário a raiz é 2. Portanto,...
tracking img