Anatomia de plantas forrageiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas.

Resenha de artigo sobre anatomia de plantas forrageiras

Disciplina: Biologia Vegetal I
Prof:Girlene
Alunos: Márcio Lima, Milena Dias, Murilo, Julia Fernandes, Jamile Nascimento, Lílian Andrade e Naiara Araújo.

CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DE GLIRICÍDIA (Gliricidia sepium (Jacq.) Steud.)Paulo Márcio Barbosa de Arruda Leite, Mércia Virgínia Ferreira dos Santos, José Carlos Batista Dubeux Junior, Alexandre Carneiro Leão de Mello, Mario de Andrade Lira, Maria do Socorro de Caldas Pinto.Trabalho apresentado durante a X JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – JEPEX 2010 – UFRPE: Recife, 18 a 22 de outubro.
O artigo cientifico relata a pesquisa feita com a planta leguminosaGliridia sepium evidenciando a composição nutricional em referência a sua estrutura tecidual. Os resultados amostram imagens obtidas de microscopia distinguindo os diferentes tecidos presentes na folha ecolmo e, sua inter-relação na digestibilidade e fator nutricional.
A Gliricídia (Gliricidia sepium (Jacq.) Steud. é uma leguminosa de grande interesse comercial e econômico. Cultivada por pequenosprodutores, essa espécie é resistente a seca, produz sementes viáveis, alem de possuir alto valor protéico, variando de 22,72; 13,12 e 5,6% de proteína bruta para os componentes folha, casca e caule,respectivamente. Sendo bem aceita por ruminantes. Sua preferência varia entre animais e localidade, sendo mais palatável quando fornecida como feno ou silagem.
A avaliação dos tecidos presentes nasforrageiras de forma a quantificá-los, pode auxiliar também a compreender melhor a qualidade nutricional dos alimentos utilizados para consumo animal. Este pode diminuir com a maturidade da planta, pelaredução da qualidade nutricional de seus tecidos, pela formação de outros que inviabilizam seu aproveitamento.
A célula vegetal tem na sua extremidade a parede celular que confere elasticidade e...
tracking img