AnaSanguedo CristianaPereira ICIFINAL

2708 palavras 11 páginas
Sumário

Introdução
2
Definição do Profissional da Informação
3
O papel do Arquivista
4
O papel do Bibliotecário
6
Código de Ética
9
O Profissional da Informação, a sua Inserção no Mercado de Trabalho e o Impacto das Tecnologias
11
Referencial Europeu
12
Conclusão
16
Bibliografia
17

Introdução
O objectivo deste trabalho é abordar de uma forma mais clara e precisa alguns aspectos relevantes acerca dos profissionais da informação, bem como todo o seu percurso desde à muito tempo atrás.
Ao longo do trabalho iremos desenvolver tópicos como: informação, comunicação, sistemas e profissionais de informação, formação de bibliotecários e arquivistas, ética e deontologia dos profissionais da informação e o referencial europeu.

Definição do Profissional da Informação
Os profissionais da informação abrangem várias áreas como bibliotecário, arquivista, documentalista, cientistas da informação, entre outros, e têm todos como base de estudo a informação, que é a principal fonte de trabalho. Estes profissionais estão habilitados para organizar: arquivos de documentos das áreas de comunicação e marketing; sistematizar o conhecimento produzido por uma instituição, etc. Possuem alguns mecanismos que permitem estruturar, de forma hierárquica as áreas do conhecimento e os processos e produtos de uma organização. Com a evolução das tecnologias da informação e comunicação, a produção de documentos (em papel ou eletrónico) cresceu exponencialmente, tornando necessário organizar e tornar disponível toda essa documentação.

Competências Os Profissionais da Informação têm várias habilidades para a gestão da informação que se encontram listadas nas seguintes áreas:
Ciências Sociais Aplicadas;
Administração de Empresas e Ciências da Informação.

No seio das organizações encontram-se também as indústrias que utilizam informação manipulada em vários parâmetros internos, tais como: administração; produção; mercados; profissionais com funções e formação

Relacionados