Anarquismo - proudhon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anarquismo



Anarquismo é uma filosofia política que engloba teorias, métodos e ações que objetivam a eliminação total de todas as formas de governo compulsório.

De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita e, assim, preconizam os tipos de organizações libertárias.

Ao contrario do que a maior parte das pessoas imagina,ANARQUIA significa falta de coerção, não falta de ordem. Essa ideia de caos que muitas vezes é associada ao termo se popularizou entre o séc 19 e 20, por meios de comunicação e propaganda mantidos por instituições políticas e religiosas. 
Anarquismo é uma filosofia política que tem como objetivo a eliminação total de todas as formas de governo compulsório. Em suma, os anarquistas são contra qualquertipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita.

Pode-se dividir o conceito em duas vertentes principais: O anarquismo individualista e o anarquismo social. O primeiro baseia-se na liberdade negativa, como oposição ao estado ou cotrole social sobre o individuo, enquanto o social tem como base a liberdade positiva, com a ideia de que o humano tem necessidades que a sociedade devepreencher totalmente. 
Além de ambas as vertentes, há uma corrente, o anarquismo filosófico, que as une. Do anarquismo individualista aceita-se a existencia de um estado mínimo e um ‘mal necessário’, mas tem a base de que se as leis não são convergentes com o individual do cidadão, estas não precisam ser seguidas, não há uma obrigação moral para cumpri-las.



História:


Anarquismoindividualista refere-se a algumas tradições do anarquismo que enfatizam o individuo e a sua vontade sobre quaisquer tipos de determinantes externos, como grupos, sociedade, sistemas ideológicos…
Em 1793, Willian Godwin escreveu “justiça política”, o qual foi consideraddo a primeira expressão do anarquismo. Godwin, um filósofo anarquista de uma base racionalista e utilitarista se opôs à ação revolucionária eviu um estado mínimo como um "mal necessário" presente que se tornaria cada vez mais irrelevante e sem poder pela propagação gradual de conhecimento. Godwin advogou um individualismo extremo, propondo que toda a cooperação no trabalho fosse eliminada na premissa de que isso seria o mais conducente ao bem geral. Godwin era um utilitarista que acreditava que todos os indivíduos não são de valorigual, com alguns de nós "de mais valor e importância" do que outros, dependendo da nossa utilidade em trazer bem social. Portanto, ele não acredita em direitos igual, mas na vida da pessoa, e que deveria ser favorecida a que é mais contribuinte para o bem social
A forma mais extrema do anarquismo individualista, chamada de "egoísmo",ou anarquismo egoísta, teve como expoente um dos primeiros e maisbem conhecidos proponentes do anarquismo individualista, Max Stirner, o qual acreditava que direitos eram espectros na mente, e ele afirmava que a sociedade não existe, mas sim que "os indivíduos são a sua realidade". Stirner defendia a auto-afirmação e previa uniões de egoístas, associações não-sistemáticas continuamente renovadas pelo apoio de todos os partidos através de um ato de vontade, queStirner propôs como uma forma de organização no lugar do estado.
O Mutualismo começa com os movimentos de trabalhadores ingleses e franceses do século XIX, assumindo seu caráter anarquista com Pierre-Joseph Proudhon na França e outros nos EUA.Proudhon propôs a ordem espontânea, onde a organização emerge sem uma autoridade ló,kkapenas o que desejam" e onde "transações de negócios sozinhas produzema ordem social".
O mutualismo anarquismo se preocupa com a reciprocidade, associação livre, contratos voluntários, federações e reforma de crédito e moeda. De acordo com William Batchelder Greene, cada trabalhador, no sistema mutualista, receberia "o justo e exatamente o pagamento pelo seu trabalho; serviços equivalentes em custo sendo trocáveis por serviços equivalentes em custo, sem lucro ou...
tracking img