Anantomia patológica

507 palavras 3 páginas
Centro Universitário UNA

APLICAÇÃO DA ANATOMIA HUMANA NA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: Anatomia Patológica.

Trabalho Substitutivo da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TIDIR)
Aluna Michele Calijorne Alcino
Professor Bruno Maia

Belo Horizonte
Dezembro, 2013.
1 Introdução
A anatomia patológica é um ramo da patologia e da medicina que lida com o diagnóstico de diversas doenças, e estuda as alterações da morfologia dos órgãos, dos tecidos e das células. Divide-se em duas partes: a macroscópica e a microscópica. Desempenha um papel fundamental, participando no diagnóstico, prognóstico, orientação terapêutica e identificação de riscos relativos a vários tipos de doenças.
Seu objetivo é avaliar a etiologia (estudo das causas), a patogênese (estudo dos mecanismos pelos quais surgem as lesões e doenças), as lesões morfológicas (macro e microscópicas) e as repercussões das doenças, sobretudo suas consequências e complicações, e a fisiopatologia.
A macroscopia é a descrição das alterações dos órgãos examinados a olho nu. Nessa etapa, todas as dimensões da peça são descritas, assim como todas as alterações visíveis em tamanho, coloração, etc. A autópsia ou necrópsia são exemplos de Anatomia Patológica Macroscópica. E a microscopia consiste na confecção de preparados histológicos de fragmentos de órgãos retirados durante necrópsias ou cirurgias, para serem examinados e estudados ao microscópio. Por isto, esta parte da Anatomia Patológica também é chamada de Histopatologia.
Engloba, basicamente, o exercício da HISTOPATOLOGIA (biópsias, peças cirúrgicas e exames peroperatórios) e da CITOPATOLOGIA (esfoliativa e aspirativa), bem como de AUTÓPSIAS CLÍNICAS. Tem por raiz metodológica a observação macroscópica e microscópica (microscopia de luz e electrónica), mas tem, progressivamente, incorporado novas técnicas que alargaram o âmbito do diagnóstico de base morfológica e que contribuem para diagnósticos mais precisos e seguros com vista à

Relacionados