ananannana

598 palavras 3 páginas
Faculdades Integradas São Judas Tadeu
Curso de Administração
Disciplina: Empreendedorismo
Professora: Jorge Vanin

1- Resumo do texto “O segredo de Luísa – 2°
No texto, “A validação de uma ideia”, Luísa procura encontrar soluções rápidas para conseguir concretizar o sonho de abrir o próprio negócio e demonstrar a seus pais e familiares que estava certa da decisão que tomara, e que não iria desistir.
Luísa procura dividir a ideia com pessoas que tivessem experiências de negócios, com quem pudesse conversar e orientar-se. Nesse momento da história surge um professor e criador de uma disciplina de empreendedorismo. Luísa o procura afim de esclarecer dúvidas e obter informações necessárias para o seu empreendimento. Porém, após expor sua ideia e conversar com o professor, Luísa se vê mergulhada em ainda mais dúvidas e sem os esclarecimentos que queria. O professor sugere e recomenda que a jovem faça um plano de negócios.
Após conversar com o professor sobre as condições necessárias para a abertura de uma empresa, Luísa percebe que seria difícil conciliar sua futura carreira empreendedora com seus estudos, devido a falta de tempo para tudo. Decide então dedicar-se à validação de sua ideia e praticamente abandona o curso de odontologia. O professor aconselha a jovem a procurar um “padrinho”, uma pessoa que pudesse ajudá-la a planejar e começar seu negócio.
Luísa sonhava em abrir uma empresa para produzir em escala industrial, um produto famoso e muito apreciado pelos moradores de Ponte Nova, a conhecida goiabada-cascão. A empresa seria batizada como Goiabadas Maria Amália Ltda., em homenagem à sua avó falecida. “As mulheres não só estão começando mais negócios do que antes, como também o estão fazendo em setores não-tradicionais e com planos ambiciosos de crescimento e lucros” (Longenecker, Moore e Petty, 1998, p. 16).
Dolabela descreve vários encontros entre Luísa e o professor , sempre tendo como assunto principal a GMA (sigla da empresa que

Relacionados