Anamnese ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará questões relativas á anamnese ocupacional, mais conhecida como exame admissional e demissional, onde os exames mais comuns são físicos e mentais e devem ser realizado antes da admissão de um empregado, ou em casos onde o funcionário mude de função e quando o funcionário encerra suas atividades na empresa.
Quando falamos em anamnese ocupacional nãopodemos deixar de mencionar Bernardino Ramazzini que foi considerado o pai da medicina do trabalho. Ramazzini no final do século XVII escreveu um importante livro sobre doenças ocupacionais, onde ele sugeria a inclusão de perguntas específicas sobre as atividades de cada trabalhador durante a anamnese clínica, dessa forma seria possível prevenir e tratar as possíveis doenças ocupacionais. A saúde éum direito do cidadão brasileiro e é expressa na Constituição Federal e regulamentada pela Lei Orgânica da Saúde e neste contexto, inclui a saúde do trabalhador. Esta pesquisa será importante para identificar regras e riscos ao empregado, tendo como objetivo principal a saúde do trabalhador.
O trabalho será desenvolvido em uma prévia explicação entre seis alunos, será realizado uma apresentaçãoPower Point, e cada aluno presente receberá uma síntese do trabalho para melhor entendimento.


2 ANAMNESE OCUPACIONAL

No ano de 2004 o Ministério da Saúde, constatou no interior da Rede Nacional de Atenção Integrada à Saúde do Trabalhador (Renast) a importância de um método nacional para organizar as informações colhidas durante o atendimento de trabalhadores com suspeita de doençasrelacionadas ao trabalho. A equipe do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador ficou encarregada de elaborar um protocolo a fim de analisar pacientes com suspeitas de doenças relacionadas ao trabalho este protocolo ficou conhecido como “Protocolo de Anamnese Ocupacional”.
Segundo Miranda a vigilância da saúde dos trabalhadores são procedimentos médicos que visam detectar precocemente osagravos a saúde relacionados ao trabalho. Neste contexto dois enfoques devem ser adotados: Enfoque individual – consulta médica, utiliza-se a anamnese ocupacional, realizam-se exames físicos, mentais e exames complementares, neste caso é realizada uma entrevista médica. No enfoque coletivo o estudo é epidemiológico e é voltado para os agravantes na população, assim como os fatores que causam o agravo.É importante ressaltar que quando se trata da saúde dos trabalhadores é necessário que seja feito uma integração entre prevenção, proteção, recuperação e reabilitação.
Mesmo com tantas tecnologias criadas em todas as áreas, com os processos indústrias crescendo a todo o momento o homem ainda sofre os prejuízos destes processos. Os problemas ambientais são um exemplo claro dessa industrializaçãodesenfreada, pensando nisso é que se faz necessário a realização de um diagnóstico organizacional, incluindo aqui a anamnese ocupacional, onde se faz a verificação do potencial de degradação ambiental e a incidência de doenças ocupacionais nas empresas de diversos ramos.
Na realização de uma amanmese ocupacional, Corrêa e Amaral descrevem um roteiro para auxiliar no processo como:
-Identificação da empresa;
- Descrição da função: São as atividades que o trabalhador desenvolve na empresa,
- Condições de trabalho: Descreve as funções exercidas pelo trabalhador, e os possíveis riscos ocupacionais relacionados ao ambiente de trabalho;
- Medidas de proteção: Descreve medidas de proteção coletiva e individual, relacionando-as à sua eficáciaperante aos riscos ocupacionais;
- Informações sobre saúde no trabalho: Cursos e treinamentos sobre saúde no trabalho; implantação e atuação da CIPA e do SESMT, resultados de exames médicos realizados e a existência de pessoas com problemas de saúde causados pelo trabalho;
- Relações de trabalho: Jornada de trabalho; contrato; salário; horas extras; férias, comportamento entre...
tracking img