Analogia do filme shoow de truman com o mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste trabalho iremos falar um pouco sobre o material acrílico que é o mais comum dos materiais transparentes. O material disponível é de alto impacto com várias possibilidades em tamanhos e espessuras. Trata-se de um material maleável com ótima qualidade e transparência. Podendo ser usinado com facilidade assim como receber trabalhos de termoformagem.

















1.0História
O primeiro ácido acrílico foi criado em 1843. O ácido metacrílico, é derivado do ácido acrílico e foi formulado em 1865. A reacção entre o ácido metacrílico e o álcool metílico, resulta no éster metacrilato de metila. Os químicos alemães Fittig e Paul descobriram em 1877 o processo de polimerização que transforma o metacrilato de metila em polimetacrilato de metilo. Em 1933 o químicoalemão Otto Röhm patenteia e regista a marca Plexiglas. Em 1936 começa a primeira produção comercialmente viável de vidro de segurança acrílico . Durante a II Guerra Mundial o vidro acrílico foi usado nos periscópios para submarinos, em entradas dos cockpits nos aviões, pára-brisas e nas torres das armas nos aviões.
1.1 Propriedades do Acrílico
O Acrílico ou polimetil-metacrilato (PMMA) é ummaterial termoplástico rígido e transparente; também pode ser considerado um dos polímeros (plásticos) mais modernos e com maior qualidade do mercado, por a sua facilidade em adquirir formas, por a sua leveza e alta resistência. É também chamado de vidro acrílico.
O nome químico desse polímero sintético é poli(metil-2-metilpropenoato). O seu monómero é o éster metil propenoato de metila. Desenvolvidoem 1928 em vários laboratórios, surgiu no mercado em 1933 através da empresa alemã Rohm and Haas (GmbH & Co. KG).
Um dos factores que contribuiu para a popularização do acrílico é deste ser um polímero do tipo termoplástico, com uma reciclagem viável em termos económicos. Isso porque os termofixos, diferente dos termoplásticos, só têm reciclagem possível por meios químicos a um custo altíssimo,ou seja não é economicamente viável. Portanto, ninguém recicla os termofixos.
Este termoplástico é transparente e é comummente chamado de vidro acrílico ou simplesmente acrílico. O material foi desenvolvido em 1928 em vários laboratórios e foi trazido para o mercado em 1933 por Rohm and Haas Company.
O PMMA é frequentemente utilizado como uma alternativa ao vidro, e em concorrência com opolicarbonato (PC). Muitas vezes, é preferido por causa das suas propriedades moderadas, fácil manuseamento e transformação, e de baixo custo, mas comporta-se de uma maneira rígida quando pressionado, especialmente sobre força de impacto. Para produzir 1 kg de PMMA, são necessários cerca de 2 kg de petróleo. PMMA inflama a 460 ° C e queima completamente até formar apenas dióxido de carbono e água.
Assuas propriedades são descritas em literatura quase sempre em comparação ao vidro, e possui as seguintes diferenças:
• PMMA é menos denso; sua densidade varia de 1150 à 1190 kg/m3. Isso é menos que a metade da densidade do vidro, que varia de 2400 à 2800 kg/m3.
• PMMA tem um maior ponto de impacto que o vidro e não se desfragmenta, mas pode quebrar em grandes pedaços.
• PMMA é mais macio e temmenor protecção ao risco que o vidro. Isso pode ser contornado por filmes anti-risco.
• PMMA é produzido e processado em temperaturas menores que o vidro: somente 240-250 °C sob pressão atmosférica.
• Diferentemente do vidro, PMMA não filtra a luz ultravioleta. PMMA transmite luz UV abaixo de 300 nm. As moléculas do PMMA tem uma grande estabilidade comparada por exemplo com o policarbonato.PMMA transmite luz na frequência do infravermelho acima de 2800 nm. IV de grande comprimento de onda, acima de 25.000 nm são bloqueadas. Fórmulas especiais de acrílicos coloridos existem para permitir a transmissão de específicos comprimentos de onda no espectro do IV, enquanto bloqueia luz visível (380 à 750 nm) para serem utilizadas por exemplo em controle remotos.
1.2 Processamento
O PMMA...
tracking img