Analizando o contexto empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
1º SEMESTRE

POLLYANNA DIAS ARCÂNGELO CABRAL

RIO VERDE – GO
2011

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

POLLYANNA DIAS ARCÂNGELO CABRAL

RIO VERDE – GO
2011


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO


TRABALHO APRESENTADO A UNOPAR - UNIVERSIDADENORTE DO PARANÁ, COMO REQUISITO PARA A OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL DA DISCIPLINA ATIVIDADES INTERDISCIPLINAR DO 1º PERIODO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS .

POLLYANNA DIAS ARCÂNGELO CABRAL

RIO VERDE – GO
2011

Parte inferior do formulário
SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO
2- DESENVOLVIMENTO
* A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
* PROCESSO ADMINISTRATIVO
* PLANEJAR
* ORGANIZAR* DIRIGIR
* CONTROLAR
* AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES
* AMBIENTE TAREFA
* MACROAMBIENTE
* ASPECTOS JURIDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE
* PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMATICAS
3- CONCLUSÃO
4- REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO
A Contabilidade é um importante provedor de informações para a avaliação do desempenho empresarial, e que tradicionalmente as empresasutilizam essa ferramenta para avaliar o desempenho de sua gestão, o que têm revelado incontestável importância na gestão empresarial. Cabe a Contabilidade ter ações e identificação das mudanças que ocorrem no ambiente empresarial, de modo que os eventos contábeis sejam registrados da forma adequada, que sejam adotadas medidas para que haja flexibilidade na base de dados contábeis, e que suasinformações possam atender às novas finalidades. Com a freqüência com que ocorrem mudanças no ambiente empresarial, constantemente os tomadores de decisão vêem-se diante de novas demandas também em termos de informação. A Contabilidade precisa se adequar a essas necessidades, já que cabe a ela o provimento de uma parte importante das informações necessárias para o tomador de decisão conduzir as suasações do dia-a-dia e as ações estratégicas, de longo prazo, de sua organização.
Como sabemos a Contabilidade é parte integrante das ciências mais antigas do mundo e desde o seu inicio que tem como finalidade o patrimônio, assim ao longo dos anos a Contabilidade tem se modificado e adaptado às mudanças ocorridas na sociedade. Assim também tomando os devidos cuidados com os ambientes organizacionaistais como o ambiente geral e o ambiente de tarefas.
Assim podemos perceber que a Contabilidade não é somente uma ciência que estuda os números, mas que abrange todos os aspectos da vida humana, não ficando essa ciência restrita somente em empresas, mas para todas as pessoas que se interessem por informação. Neste estudo vamos aprofundar vários aspectos da Contabilidade, tais como sua importância nagestão empresarial, o que ela pode contribuir para a administração, orientar seus usuários nos itens jurídicos que hoje mais incidem no dia-a-dia das empresas e efetuando os cálculos essenciais para a tomada de decisões das organizações. Então vamos lá, nos aprofundar nesse fascinante mundo da Contabilidade.
DESENVOLVIMENTO
A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
A Contabilidade é uma ferramentaindispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que a amplitude das informações contábeis vai alem do simples calculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.
A contabilidade na gestão empresarial ou Contabilidade Gerencial, é a utilização dos registros e controlescontábeis com objetivo de gerir uma entidade. A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informação e a contabilidade é a principal delas.
Dentre as utilizações da Contabilidade, para fins gerenciais, destacam-se:
* Projeção de Caixa.
O fluxo de caixa permite visualizar o futuro da situação financeira da empresa, pois sendo uma ferramenta...
tracking img