Analista de suporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE SEGURANÇA
DA INFORMAÇÃO


REDES DE COMPUTADORES E CONECTIVIDADE

Pós-Graduação Lato Sensu



Protocolo Internet Versão 6
( IPv6 )


Archimedes B. W. de Oliveira
Marcos Henrique Martins
Patrick Tracanelli

Prof. Sílvia Calmon de Albuquerque



Universidade FUMEC
2009
INTRODUÇÃO



Há duas décadas, o acesso a qualquer tipo de rede de dados era restrita a umgrupo pequeno de pessoas (cientistas, pesquisadores, tecnólogos e militares). Hoje, redes de computadores tornaram-se parte essencial de nossa infra-estrutura. A velocidade de crescimento da Internet talvez seja um dos mais interessantes fenômenos nesta área, dentre os fatores que contribuíram para tal crescimento, destaca-se o protocolo de comunicação arquitetado por Robert E. Kahn e sua equipe, oInternet Protocol ou, simplesmente, “IP” (FILIPPETTI, 2003).

O IP é um protocolo usado para comunicação e encaminhamento de dados entre computadores em redes privadas ou públicas. O protocolo IPv4 é um protocolo pouco versátil, isso atualmente tem dificultado as inovações dos dispositivos que compartilham dados, levando a criação de novos protocolos mais adequados a estas características.

Nadécada de 90, engenheiros e cientistas começaram a perceber que a pilha de protocolos TCP/IP se tornaria ultrapassada para novas aplicações da Internet, como voz e vídeo. Já em 1997, mostrou-se que o número de hosts na rede dobrava a cada 14 meses e logo esgotaria o conjunto de endereços disponíveis. Desde então, dois fatos ficaram claros: aplicações multimídia funcionam relativamente bem pelaInternet existente na época, mas provavelmente a base atual tornar-se-ia obsoleta para aplicações mais exigentes. (BRANDIZZI, RAMOS e COSTA, 2006).

A nova versão do protocolo, o IPv6 é um padrão que vem sendo desenvolvido desde 1995, oferecendo um endereçamento maior e uma migração simples. Este padrão tende a substituir gradualmente o IPv4, que está eminentemente com falta de endereços, além deexpandir a compatibilidade com dispositivos, com necessidades de comunicação de redes. Um dos objetivos do novo padrão é manter a interoperabilidade com a versão antiga, mesmo existindo sistemas mais simples que não necessitam sofrer adequações.

Para tratar dessa compatibilidade, serão mostradas tecnologias como Gateway Transparentes, Máquina Virtual, Pilha Dupla e Tunelamento que darão apoiono processo de transição para o novo modelo de protocolo, assim como, os benefícios da adoção deste.



1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE TRANSIÇÃO



O Internet Protocol (IP) protocolo da Internet é um dos protocolos da pilha TCP/IP, este é responsável pela unidade de transmissão de dados, o datagrama, além da hierarquia de endereçamento responsável pela distribuição dos dados pela Internet.Os sistemas que se comunicam com a Internet necessitam deste protocolo para compartilharem arquivos e recursos, mas este está perdendo sua sensibilidade tecnológica e com isso forçando aos dispositivos um padrão pouco flexível de comunicação. Para lidar com esta questão, uma nova versão de protocolo foi desenvolvida e em breve fará parte das necessidades de comunicação. A nova versão, IPv6,implementa novas características e possibilita uma maior flexibilidade aos dispositivos. Com sua utilização uma nova questão deverá ser observada, pois como as duas versões são diferentes, como as versões poderão se comunicar sem a geração de incompatibilidades.

Esta comunicação deverá ser conquistada através de mecanismos de transição, mas é necessário avaliar cautelosamente se estes mecanismos detransição conseguirão minimizar o impacto e as dificuldades que o processo de migração ocasionará.


2 JUSTIFICATIVA PARA MIGRAÇÃO DE IPv4 PARA IPv6



O protocolo IPv4 já está em uso há mais de 20 anos, mas desde a década de 90 que profissionais de Tecnologia da Informação vem atentando às limitações do IPv4, dentre as quais se destaca o esgotamento do número de endereços permitidos. O...
tracking img