Analises quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Técnico de Análise Laboratorial Técnico de Química Industrial

PROGRAMA
Componente de Formação Técnica Disciplina de

Análises Químicas

Autores
Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento Escola Profissional de Setúbal Escola Tecnológica do Litoral Alentejano Escola Tecnológica e Profissional de Sicó Carlos Franciosi Costa Marta MartinsDuque Marco Ferreira Fernando Sayal Henrique Cruz Senhorinha Carvalho Teresa Paiva

Direcção-Geral de Formação Vocacional Outubro de 2006

Programa de Análises Químicas TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL / TÉCNICO DE QUÍMICA INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

Parte I

Orgânica Geral
Índice:
1. 2. 3. 4. 5. 6. Caracterização da Disciplina ……. ……. … Visão Geral do Programa …………. …......Competências a Desenvolver. ………. …. Orientações Metodológicas / Avaliação …. Elenco Modular …….....………………........ Bibliografia …………………. …………. ….
Página

2 2 3 3 4 5

1

Programa de Análises Químicas TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL / TÉCNICO DE QUÍMICA INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

1. Caracterização da Disciplina
A disciplina de Análises Químicas integra a componente de formaçãotécnica dos cursos de Técnico de Análise Laboratorial e de Técnico de Química Industrial e tem como finalidade abordar as diferentes vertentes da Química Analítica, em todas as suas componentes e variantes, relativamente aos parâmetros, técnicas, amostras, metodologias e equipamentos a utilizar num determinado processo analítico, quer qualitativo, quer quantitativo. A disciplina tem uma carga horáriatotal de 620 horas, sendo comum aos dois cursos os 11 primeiros módulos, com um total de 356 horas. Sendo a disciplina fundamental do curso de Técnico de Análises Laboratoriais, é nesta disciplina que devem ser desenvolvidos os conhecimentos, procedimentos e atitudes necessários a um correcto e rigoroso desempenho, nos aspectos científico e laboratorial, relativamente a um problema, análise oumetodologia analítica, face a uma determinada proposta de trabalho, isto é, as competências essenciais associadas ao perfil profissional deste técnico.

2. Visão Geral do Programa
O programa delineado para a disciplina agrega, numa 1.ª parte, um conjunto de 15 módulos que pretendem assegurar uma visão global da Química Analítica, as técnicas e seus fundamentos teóricos e teórico-práticos, a correctainterpretação dos valores obtidos nas mais diversas metodologias e a capacidade de bem executar uma determinada tarefa/protocolo experimental em espaço laboratorial. O elenco modular contempla a segurança e a correcta postura de um técnico, a apresentação das diversas operações unitárias que podem ser executadas num qualquer Laboratório, a correcta preparação de soluções, a análise quantitativade uma determinada espécie química, a compreensão e execução das mais variadas formas de volumetria, a análise gravimétrica de uma determinada amostra e por fim os métodos instrumentais de análise, sendo abordados a potenciometria, os diversos métodos ópticos e cromatográficos. Por fim, face ao diferente enquadramento geográfico, económico, empresarial e industrial da entidade formadora do Técnicode Análise Laboratorial, é consagrado um conjunto de módulos de aplicação específica, com uma carga horária de 150 horas, onde cada escola promoverá uma determinada vertente analítica e o desenvolvimento de projectos, tendo sempre em consideração a sua relevância para uma melhor formação dos técnicos, contribuindo, assim, para uma maior empregabilidade e o seu sucesso profissional.

2 Programa de Análises Químicas TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL / TÉCNICO DE QUÍMICA INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

3. Competências a Desenvolver
As competências a desenvolver ao longo da disciplina, relevantes para o perfil de desempenho do aluno à saída do curso, deverão ser: Compreender os fenómenos científicos e sua estruturação sob a forma de conceitos, leis e teorias; Conhecer as bases...
tracking img