analises de microestrutar de analise aço

5480 palavras 22 páginas
RESUMO
Este trabalho objetivou a realização da análise metalográfica de uma liga metálica de aço-carbono. O grupo se baseou no estudo de quatro amostras desse metal que foram cortadas em longitudinal e em transversal, sendo que duas tiveram tratamento térmico e as outras duas, não. Os procedimentos empregados foram as etapas de corte, embutimento, lixamento, polimento, ataque químico e microscopia, tanto quanto sua análise de dureza antes e depois de um tratamento térmico. Ao final dos procedimentos, as amostras foram levadas ao microscópio a fim de serem observadas suas características microestruturais. Assim através da interpretação dos resultados foi concluído que o aço estudado é do tipo hipoeutedoide, classificado como AISI/SAE 1030 e o tratamento térmico utilizado foi o de normalização, o que confere uma microestrutura (refinada) de (maior ou menor) dureza.
Palavras chave: Aço-carbono, metalográfica, tratamento térmico, microestruturais.

1. INTRODUÇÃO
A Ciência dos Materiais tem como objetivo estudar a inter relação que existe entre as propriedades de um material tais como: mecânicas, elétricas, magnéticas, químicas com sua microestrutura. A microestrutura de um material tem poder determinante sobre as propriedades do material e consequentemente sobre sua aplicabilidade em situações práticas. Esta pode ser definida como sendo o arranjo dos elétrons, núcleos e defeitos existentes em escala atômica na estrutura dos materiais. Dá-se o nome de preparação metalográfica ao procedimento realizado na amostra de metal para a análise[4].
O material analisado em questão se trata de um aço carbono representado por uma liga metálica constituída principalmente por ferro e carbono. Alem destes, esses aços podem conter pequenas quantidades de: manganês, enxofre, fósforo, alumínio e silício. Para que a liga de aço carbono esteja dentro dos parâmetros esta deve conter entre 0,008 e 2,06% de carbono em sua composição.

Relacionados