Analises clinicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISES CLÍNICAS
As análises clínicas são um dos mais importantes meios complementares de diagnóstico colocados à disposição dos Médicos.
Consistem, fundamentalmente, na detecção e / ou medição dedeterminadas substâncias ou microrganismos em amostras de produtos biológicos (sangue, urina, fezes, saliva, etc.).
As análises clínicas são executas por farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos emédicos. Estes profissionais são supervisionados e tem seu trabalho validado pelo responsável técnico legal pelo laboratório clínico (RT no Brasil). A fiscalização do laboratório fica a cargo da AgênciaNacional de Vigilância Sanitária e dos técnicos de nível superior por seus respectivos conselhos profissionais. No caso dos profissionais Bioquímicos (não confundir com farmacêutico-bioquímico, noBrasil), o Decreto nº 85.877, de 7 de abril de 1981, determina a direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das respectivas atribuições com relação aosramos da química ligados a bioquímica, toxicologia e química clinica e da saúde.
Nesta área, o analista clínico analisa os fluidos biológicos humanos ao passo que o patologista examina os tecidosatravés da análise microscópica de cortes histológicos.
A sequência de ações dentro de um laboratório onde são realizados exames laboratoriais inicia-se com a coleta do material a ser analisado etermina com a emissão de um laudo diagnóstico.
Na fase pré-analítica, o paciente é orientado, é realizado a coleta, a manipulação e conservação do material que posteriormente será analisado. É nesta faseonde ocorrem a maioria dos erros. Logo após, serão analisados os materiais e será feito um laudo pelo profissional habilitado. A fase analítica, com os avanços tecnológicos é realizada através deaparelhos automatizados que garantem um maior percentual de acertos. Nos laudos, os principais erros são unidades erradas, erro de digitação, não informação de interferentes no exame, etc.
Dentro deste...
tracking img