Analises 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diagramas de Atividade e Diagramas de Estado
Ricardo R. Gudwin DCA-FEEC-UNICAMP

Introdução
Neste texto, apresentamos um sumários de dois tipos de diagramas UML: o diagrama de atividades e o diagrama de estados.

Diagrama de Atividades
O diagrama de atividades é um diagrama UML utilizado para modelar o aspecto comportamental de processos. É um dos diagramas que mais sofreu mudanças em seumeta-modelo, desde seu surgimento no UML 1.0. Neste diagrama, uma atividade é modelada como uma sequência estruturada de ações, controladas potencialmente por nós de decisão e sincronismo. Em seu aspecto mais simples, um diagrama de atividades pode ser confundido com um fluxograma. Entretanto, ao contrário de fluxogramas, os diagramas de atividades UML suportam diversos outros recursos, tais comoas partições e os nós do tipo fork e merge, além da definição de regiões de interrupção, que permitem uma modelagem bem mais rica do que simplesmente um fluxograma. Um exemplo de um diagramas de atividade simples é mostrado na figura 1 a seguir.

Figura 1: Exemplo de um Diagrama de Atividades Simples Neste diagrama, o ponto preto à esquerda indica o início da atividade, as caixas com cantosarredondados representam ações, os pequenos losangos são nós de decisão e a barra vertical preta é um nó de sincronização do tipo fork. Os arcos conectando as ações representam a sequência em que as ações devem ser executadas, sendo que nos arcos que saem dos nós de decisão existem condições de guarda, que decidem qual será a próximo ação a ser executada. Essas condições de guarda devem serproposições mutuamente exclusivas, de tal forma que para n arcos saindo de um nó de decisão, somente um deles pode ser verdadeiro a cada instante de tempo. Por fim, no canto direito do diagrama encontra-se um nó de finalização, que denota o final da atividade.

A figura 2 a seguir mostra um diagrama de atividades com partições. Diagramas com partições permitem que processos onde múltiplos agentes atuam,potencialmente em paralelo, possam ser representados.

Figura 2: Diagrama de Atividades com Partições

Ação
Uma ação representa um passo elementar de uma atividade, ou seja, um passo que não pode ser decomposto dentro de uma atividade. Uma atividade representa um comportamento que pode ser composto por ações ou outras sub-atividades. Uma ação pode ter um conjunto de arcos de entrada e de saída,que especificam o fluxo de controle e de dados para outros nós. Uma ação não inicia sua execução até que todas as suas condições de entrada sejam satisfeitas. Somente quando uma ação é terminada que a ação subsequente fica habilitada. Uma ação é representada conforme a figura 3 a seguir:

Figura 3: Exemplos de Ações Alternativamente, ações podem ser definidas com pré-condições, que definem ascondições necessárias para que a ação possa ser executada, e pós-condições, que definem o estado depois que a ação é executada. Exemplos de situações com essa podem ser vistos na figura 4 a seguir.

Figura 4: Ações definidas com Pré-condições e Pós-condições

Atividades
Atividades podem ser representadas por sequências de ações e também de sub-atividades. Dessa forma, para representar umasub-atividade dentro de uma atividade (ou seja, todo um conjunto de ações ou sub-atividades), utiliza-se uma representação semelhante a de uma ação, com um pequeno ícone no canto direito inferior. A notação para uma atividade pode ser vista na figura 5 a seguir.

Figura 5: Exemplo de Atividade Do ponto de vista formal, uma atividade conforme representada na figura 5 não é exatamente uma atividade,mas uma ação especial, chamada de CallBehaviorAction, que de maneira atômica invoca a execução de toda uma atividade. Entretanto, para efeitos práticos, podemos entendê-la como uma atividade de-per-si.

Eventos
Outros elementos que podem aparecer em um diagrama de atividades correspondem a eventos. Eventos são mudanças de estado instantâneas que propiciam o início de uma outra ação. Existem...
tracking img