Analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DE MODO E EFEITOS DE FALHAS: gerenciamento de riscos
Ricardo Freitas
RESUMO

A análise de modo e efeitos de falhas tornou-se um elemento essencial para o sucesso do gerenciamento de projetos. Uma gestão de riscos de produto e processo não eficaz pode levar o projeto a atrasos, falhas e, até ao cancelamento, o que vem a ser prejudicial à organização. Os riscos em projetos podem serdefinidos como eventos indesejáveis que podem causar atrasos, gastos excessivos e resultados insatisfatórios. É com esta proposta que o trabalho corrente apresenta uma análise do papel do FMEA no processo de tomada de decisão em desenvolvimento de produtos e processos de uma montadora de veículos ou de seus sub-fornecedores, para a melhoria contínua. Deve-se lembrar que, esta ferramenta écomplementar ao processo de desenvolvimento de projetos, de forma a conter requisitos que satisfaçam a necessidade dos clientes. Com isso, observa-se um avanço na sistematização e disponibilidade de algumas informações antes não disponíveis para o processo decisório, já que a ferramenta é um registro de diagnósticos de problemas e evita que estes possam vir a ocorrer novamente. Durante a fase inicial doprojeto piloto, o uso do FMEA pode trazer uma redução da necessidade de revisão de projeto e planejamento de testes e do número de protótipos necessários para a aprovação dos componentes, otimizando essa fase. Para concluir pode-se dizer que, tem-se uma possível influência positiva no processo de tomada de decisão do desenvolvimento de produtos e processos, que se torna possível através de uma melhorutilização dos recursos utilizados até o momento para o lote piloto.

Palavras-chave: Análise de modo e efeitos de falha. Riscos. FMEA.
1 Introdução
Com o aumento da competição e expansão da globalização, o sucesso dos projetos de uma organização se tornou ainda mais decisivo para a conquista do mercado e, ainda assim, vários projetos sofrem atrasos, mudanças de escopo, falhas e, no limitepodem até ser cancelados. Em geral, muitos desses problemas podem ser gerados por uma gestão não eficaz dos riscos em projetos, a qual tem se tornado cada vez mais fundamental para o sucesso no gerenciamento dos mesmos (CARBONE & TIPPET, 2004). No entanto, técnicas e ferramentas de Gerenciamento de Riscos, as quais são desenvolvidas e utilizadas para aumentar as chances de sucesso de um projeto,são ainda muito pouco difundidas e empregadas (KUMAR, 2002).

A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta que busca, em princípio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo. Este é o objetivo básico destaferramenta e, portanto, pode-se dizer que se está, com sua utilização, diminuindo as chances do produto ou processo falhar durante sua operação, ou seja, aumentando a confiabilidade, que é a probabilidade de falha do produto ou do processo.
Os riscos em projetos podem ser definidos como eventos indesejáveis que podem causar atrasos, gastos excessivos, resultados insatisfatórios para o projeto,organização, sociedade, meio ambiente e até, fracasso total do mesmo (SHENHAR et al., 2002). De acordo com o PMBOK (PMI, 2004), um risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto, como prazo, custo, escopo ou qualidade. Um risco pode ter mais de uma causa e, caso ocorra, pode ter mais de um impacto em mais deuma dimensão do projeto. Para Carvalho e Rabechini. (2005), os riscos podem ainda ser identificados e agrupados em categorias, que devem refletir fontes comuns de risco para o projeto. Estas categorias são: riscos técnicos, riscos da gestão do projeto, riscos da organização e riscos externos (PMI, 2004).
Considerando-se ainda que o planejamento e gerenciamento do projeto de desenvolvimento de...
tracking img