Analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional



LIDERANÇA











[pic]















Pedro Daniel da Silva Mendo

21005339

Curso de Economia


INDICE



INTRODUÇÃO………………………………………………………………. pág. xx



DESENVOLVIMENTO

Dadssdsd ……………………………………………………………………… pág. xx

Dsdsdsd ……………………………………………………………………….. pág. xx

Sdsddsds ………………………………………………………………………. pág. xxSdsdsdsdsd ……………………………………………………………………. pág. xx

Sdsdsdsds……………………………………………………………………… pág. xx

Sdsdsdsds………………………………………………………………… ….... pág.xx



APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ………………………………... pág. xx



APLICAÇÃO DO TEMA Á ORGANIZAÇÃO ……………………… ……. pág. xx



CONCLUSÃO ……………………………………………………………….. pág. xx



BIBLIOGRAFIA …………………………………………………………….. pág. xxIntrodução



A liderança é um dos temas que mais atenção tem merecido por parte de investigadores e profissionais de diversos sectores de actividade.

É considerado um tópico fundamental em todas as relações de trabalho.

Ao mesmo tempo, as incompatibilidades pessoais e/ou profissionais entre líder e liderado (s), a coexistência de lideranças formais e informais, bem como a integração dosdiferentes estilos ao longo da cadeia hierárquica de uma organização, são apenas parte da complexidade e subjectividade inerente ao tema.

Durante muitos anos, a liderança foi estudada e entendida como um traço de personalidade, isto é, dependente exclusivamente de características pessoais e inatas do sujeito. Hoje em dia facilmente percebemos que uma atitude de liderança depende da aprendizagemsocial do indivíduo e, por isso mesmo, pode ser treinada/aperfeiçoada.

Apesar disso, persistem inúmeras dúvidas conceptuais.

São muitos os trabalhos realizados em torno deste tema, bem como, focos e níveis de análise/intervenção; talvez por isso sejam inúmeras as confusões conceptuais relacionadas com a liderança, nomeadamente aquela que equipara liderança a chefia.

Todas as organizações paraalcançarem os seus objectivos necessitam de estratégia e de um líder que as guie, e oriente o trabalho, sobretudo porque o alcance dos objectivos é uma actividade “política” e de estratégia, exige diálogo e gestão de acordos.

Neste aspecto tem que surgir um líder capaz de conduzir o barco de uma forma eficaz no sentido em que implica escolhas e preferências, definição de prioridades, formaçãode alianças e coligações, etc.














Definição de conceitos



A liderança está directamente relacionada com a comunicação e a transmissão de ideias.

Existem variadíssimas definições sobre liderança e é praticamente impossível encontrar a diferença, podemos no entanto enumerar aqui algumas das muitas definições que existem.

- É o papel que se define pela frequênciacom que uma pessoa influencia ou dirige o comportamento de outros membros do grupo (McDavid e Herrara, s/d)

- É a capacidade para promover a acção coordenada, com vista ao alcance dos objectivos organizacionais (Gomes e colaboradores, 2000);

- É um fenómeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação dedeterminados objectivos (Fachada, 1998);

- É um processo de influência e de desempenho de uma função grupal orientada para a consecução de resultados, aceites pelos membros dos grupos. Liderar é pilotar a equipa, o grupo, a reunião; é prever, decidir, organizar (Parreira, 2000)

- É a capacidade de influenciar pessoas para que se envolvam voluntariamente em tarefas para a concretização deobjectivos comuns.



A liderança pode ser vista como um fenómeno de influência interpessoal; o líder pode ser percebido como aquele(a) que decide o que deve ser feito e faz com que as pessoas executem essa decisão.
Deste modo, o líder será avaliado pelos resultados simbólicos, mais do que pelos resultados substantivos – ‘ser responsável é aceitar ter que responder por algo e perante alguém’....
tracking img