Analise ``o homem que sabia javanes´´

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
``O homem que sabia javanês´´ de Lima Barreto.

O homem que sabia Javanês é um conto do escritor brasileiro Lima Barreto, publicado primeiramente nos moldes dos antigos folhetins, em 28 de abril de1911, no jornal Gazeta da Tarde, do Rio de Janeiro. Posteriormente foi incluído na coletânea "O homem que sabia Javanês e outros contos". Lima Barreto, nessa obra como em outras, satiriza a falsasabedoria, a artificialidade de alguns intelectuais, o poder dos títulos e cargos, a necessidade de possuir ou fingir conhecimentos, a troca de favores, as aparências e tantas outras atitudes hipócritasda sociedade da época. O autor desenha um protagonista malandro, oportunista, esperto, mentiroso, mas somente porque existem pessoas "prontas" para caírem em suas artimanhas e facetas.

O contoapresenta Narrador em primeira pessoa. O conto começa com Castelo, protagonista e narrador, em uma confeitaria com seu amigo, Castro, contando sobre sua vida e como conseguiu ascender socialmente e chegarao consulado por meio do Javanês. Ele conta que chegou ao Rio sem dinheiro, que ficava fugindo de pensão em pensão, quando leu em um anúncio de jornal que estavam procurando por um professor dejavanês, um idioma pouco conhecido na região. Ele não sabia o idioma, mas se interessou pelo anúncio, uma vez que o viu como uma oportunidade, pois não haveriam muitos concorrentes, e se aprendesse algumascoisas sobre o idioma, ja se apresentaria. Logo em seguida andou pela cidade, se imaginando como professor do tal idioma, ganhando dinheiro e podendo andar de bonde.

Após isso foi à biblioteca dacidade, onde procurou, em uma enciclopédia, a história sobre o idioma Javanês, Sobre seu país de origem, Java, sobre seu alfabeto e pronunciação figurada. Na manhã seguinte foi ao jornal redigir umacarta ao anunciante, e após isso voltou à biblioteca para estudar mais sobre o idioma. Após dois dias já sabia algumas frases, algumas regras gramaticais, e nesse mesmo dia veio uma resposta para...
tracking img