Analise e projeto de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

      As tecnologias provocam mudanças significativas em todas as áreas do conhecimento, não sendo diferente na área da informação. As transformações econômicas e sociais, a explosão informacional, a competitividade, trouxeram a necessidade de rever os processos que envolvem as bibliotecas e seus serviços, como registrar, recuperar e fornecer informações.
      Com cenário atualde instabilidade e incertezas exige cada vez mais organizações flexíveis e com rapidez nas tomadas de decisões, com um Sistema de Informação grande dificilmente esta empresa sobreviverá sem estar informatizada. Outro fator importante é a interação entre as Tecnologias de informação e homem, que fazem com que o Sistema de Informação tenha funcionalidade e utilidade para a organização.
      Deacordo com Wikipédia (2010), Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado ou manual, que envolve pessoas, máquinas, e métodos para organizar, coletar, processar e distribuir dados para os usuários do sistema envolvido. Um Sistema de Informação poder ser usado então para prover informação, qualquer que seja o uso feito dessa informação. As principais vantagensque um sistema de informação apresenta são:
        • Otimização do fluxo de informação permitindo maior agilidade e organização;
        • Redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade;
        • Maior integridade e veracidade da informação;
        • Maior estabilidade;
        • Maior segurança de acesso à informação.

Mapeamento de Processos
Fundamentalpara identificação dos processos essenciais e para análise sistêmica das organizações. A relevância do mapeamento, possibilita, desenhar, representar sequências de processos, subprocessos, atividades, tarefas.
A elaboração de fluxogramas também chamada de diagramação lógica ou de fluxo, é uma ferramenta inestimável para se entender o funcionamento interno e os relacionamentos entre os processosempresariais.

Apresentação do Mapeamento de Processos de um Restaurante ( Pizzaria ).

Caixa:
Iniciando o Caixa: Para iniciar o caixa é feito uma contagem dos valores que serão lançados no caixa para estar iniciando,após a contagem, que será conferida por um responsávelou Gerente, será liberado a pessoa que ficará responsável pelo caixa.O atendente que irá permanecer no caixa irá dar a entradapara que seja liberada a venda e inicio das vendas. Nessa função será responsável por lançamentos e recebimentos, ou seja, terá que receber o pagamento do cliente, o que ele pedir no estabelecimento “ Irá receber a comanda do cliente”, o caixa deve especificar na senha ou comanda se foi recebida/paga ,para registrar esse ato deve ser marcado com um carimbo da empresa.Quando a comanda for paraentrega deverá ser observado qual o entregador esta saindo com a entrega, se tiver troco será solicitado ao caixa liberar o troco para o entregador e estar registrando esse ato com uma assinatura na comanda a ser entregue. Quando esta comanda retornar para o estabelecimento, deverá ser conferido no caixa, o troco que foi liberado + valor da comanda, sendo assim poderá ser feito o lançamento nocaixa e confirmar se a comando esta correta.Outra forma de recebimento seria as comandas de balcão, se a comanda estiver paga pelo cliente será confirmada o recebimento e será registrado no caixa.

Informações de estoque:

Para controlar o estoque primeiramente deve-se ter o produto, para tê-lo o comprador tem que se fazer a compra através de um fornecedor onde o fornecedor registrará seu pedidoque será entregue no estabelecimento na data prevista.No ato da entrega o entregador fará a conferência dos produtos juntamente com o comprador,checando se o produto recebido é o mesmo solicitado. Dado a aprovação das mercadorias, os produtos serão armazenados. Caso contrário, as mercadorias são devolvidas ao fornecedor.Para fazer lançamentos no estoque, deve-se dar entrada dos produtos no...
tracking img