Analise e desenvolvimento de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTA DE EXERCICIOS – INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
1) Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração.

Resposta:

Os principais problemas eram o Aquecimento demasiado provocando queima constante das válvulas, Elevado consumo de energia e eram relativamente lentos.

2) O que diferenciam os computadores de 1ª geração dos da 2ª?

Resposta:

Oscomputadores de primeira geração são todos os baseados em tecnologias de válvulas eletrônicas. Os computadores da primeira geração normalmente quebravam após não muitas horas de uso. Tinham dispositivos de Entrada/Saída primitivos, calculavam com uma velocidade só de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.
Nos equipamentos de segunda geração, a válvula foi substituída pelotransistor, tecnologia usada entre 1959 e 1965. O transistor foi desenvolvido em 1947 no Bell Laboratories e por William Shockley, J.Brattain. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e mais confiável.
A capacidade de calcular era em microssegundos (milionésimos), eram mais confiáveis e o seu representante clássicofoi o IBM 1401 e seu sucessor o IBM 7094, já totalmente transistorizado. Entre os modelos 1401 e 7094, a IBM vendeu mais de 10.000 computadores.

3) O que contribuiu para que os computadores, na sua evolução, sejam significativamente menores que seus antecessores?

Resposta:

No inicio da computação a necessidade de transmitir informação não era tão grande. Com o passar dos inventos, ahumanidade viu que estas invenções facilitariam o cotidiano, seja nos campos de guerra, nas universidades (centros de pesquisa) e até mesmo nas estações de trabalho. O poder da informação em milissegundos poderia decidir quem Venceria e quem Perderia.
Hoje esta descartada a possibilidade de vivermos sem um Netbook ou um smartphone, até mesmo uma linha de comunicação fixa. O nosso cotidiano estainfinitamente ligado à informática, o poder de decisão por meio destas ferramentas faz com que sejam necessárias descobertas e evoluções diárias dos computadores.



4) Cite características que marcaram a evolução dos computadores.

Resposta:

A meu ver a capacidade de processamento é a característica mais marcante. Mas temos alguns periféricos que tornaram se indispensáveis até pouco tempoatrás vou citar apenas um que é o MOUSE. Com a criação das plataformas gráficas o mouse tornou-se item de serie nos desktop.
Hoje já existe o Touchscreen onde movimentamos os aplicativos com o toque dos dedos. Em 2002 no filme Minority Report seu escritor Philip K. Dick Já pensava nesta tecnologia para 2054, ano em que se passa o filme.
Daí podem ter uma noção de evolução de tecnologia. A partir deuma idéia formaram se conceitos e hoje é realidade.

5) Como você explicaria – de forma resumida – a história dos computadores.

Resposta:

O surgimento dos computadores é bastante complexo até meados dos anos 70. Tinham suas funções limitadas, tamanhos exorbitantes, peso e válvulas com padrões monstruosos.
A partir da década de 80 e 90 os computadores já tinham seus tamanhos reduzidosporem suas funções ainda eram limitadas.
No final da década de 90 os computadores passaram a ter um desempenho multi-usuários e fazerem variam tarefas simultaneamente.
Nos dias de hoje, “agora, por exemplo,” estou digitando este trabalho, com o player ativo, meu Facebook aberto, o MSN conectado, um editor de texto e uma pagina da web onde estou realizando as pesquisas.
Em suma é aversatilidade e portabilidade que faz com que busquemos sempre por inovação tecnológica.

6) Na historia dos computadores, quais inventos você achou mais significativos?
porque?

Resposta:

Alguns eventos foram marcantes. Primeiro, acho que a velocidade de processamento é a revolução que é mais notável. É visível que velocidade de processamento é uma necessidade.
Segundo foi a redução do...
tracking img