Analise e desenvolvimento de sistemas 1 semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































SUMÁRIO





1 INTRODUÇÃO 3



2.1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 4

2.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL 4

2.2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 4

2.2.2 SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO 52.2.3 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO 5

2.2.4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA 5

2.2.5 SISTEMAS DE AUTOMOÇÃO DE ESCRITÓRIO 5

2.2.6 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESPECIALISTA 6

2.2.7 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA OPERAÇÕES 6

2.2.8 ERP - ENTRERPRISE RESOURCE PLANNING 6

2.2.9 CRM – CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGER 6

2.2.9.1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO 7

2.2.9.2 EVOLUÇÃO DASTECNOLOGIAS 7

2.2.9.2.1 MODELOS WEB PARA LOCAÇÃO DE LIVROS 8

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERÊNCIAS 10


INTRODUÇÃO

Neste trabalho, apresentarei os fundamentos do uso da informação.
Após essa abordagem inicial, mencionarei, o uso dos sistemas de informações como uma ferramenta de apoio aos tomadores de decisão e sua importante tarefa dentro das organizações.Abordarei, ainda, as tecnologias de informação disponíveis no mercado, e a velocidade com que essas tecnologias evoluem.
Apresentarei as atribuições e o campo de atuação dos profissionais das áreas geradoras e gestoras de sistemas.
O objetivo desse trabalho é fornecer conhecimentos básicos de sistemas de informação, através da fundamentação teórica  queproporcione compreensão e análise dos conceitos e aplicações de tecnologia da informação.
Ao final pretende-se que possamos identificar e ter o discernimento correto para tomar a melhor decisão, utilizando a informação e as tecnologias nas organizações, denominando os principais conceitos de sistemas de informação, sua importância e aplicação nas organizações, contribuir para odesenvolvimento das habilidades necessárias ao profissional das áreas geradoras e gestoras de sistemas e descrever o cenário atual da área de tecnologia da informação, promovendo estudo e reflexão frente às novas tendências.


CONCEITOS DE INFORMAÇÃO

O valor da informação esta ligado diretamente à maneira como ela ajuda os tomadores de decisão. A informação agrega valor aos produtos eserviços de uma organização.
As informações são sistematicamente valorizadas; por isso, é necessário conhecê-las, selecioná-las e saber usá-las.
As informações personalizadas têm maior valor e contam, atualmente, com a utilização das tecnologias de informação (Data Warehouse, Data Mining, Tecnologias Olap/Oltp etc.) Mas afinal o que é informação?


Deacordo com Batista (2006, p. 22), informação é “o resultado do tratamento dos dados existentes acerca de alguém ou de alguma coisa. A informação aumenta a consistência e o conteúdo dos dados relaciona”.
1.

2.


1 tIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Sistemas de informação são mais que apenas computadores, para usá-los efetivamente, é preciso entender a organização, aadministração e a tecnologia de informação que são as bases de sua configuração. Assim, é importante definir que, por exemplo, no cenário proposto de uma locadora de livros que contrata uma empresa de TI (Tecnologia da Informação) entenda que todos os sistemas de informação podem ser descritos como soluções organizacionais e administrativas.

2 sistema de informação operacional (sio)Conhecidos na década de 1950 como Sistemas de Processamento de Transações (Transaction Processing Systems). É responsável pelo processamento de operações e transações rotineiras e cotidianas, incluindo seus próprios procedimentos. Incumbido também por controlar os dados detalhados das operações e funções organizacionais, garantindo o funcionamento harmônico da organização, também auxilia a tomada de...
tracking img