Analise vertical e horizontal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE VERTICAL, HORIZONTAL E LIQUIDEZ CORRENTE, SECA, GERAL E IMEDIATA



INTRODUÇÃO

A pesquisa desenvolvida para um melhor entendimento das Análises e sua Liquidez, foram elas: Análise Horizontal, Análise Vertical, Liquidez Corrente, Seca, Geral e Imediata. Essas Análises são de suma importância, pois tem como objetivo mostrar se a empresa possui liquidez a curto e longo prazo.Essas Análises presta-se fundamentalmente ao estudo de tendências.
Uma empresa que em seu Balanço Patrimonial possui uma Liquidez acima da média mostra a sua capacidade de pagamento e será uma empresa que está trabalhando com “folga”, podendo aumentar a sua receita, mas é recomendado que essas Análises sejam usadas em conjunto, de modo que ambas devem ser entendidas como uma única Análise, a mesmaconsideração são válidas para os itens de Demonstração do Resultado do Exercício.
Essas Análises tem como referências sempre o Balanço Patrimonial de um ano ao outro, com isso, chegamos a uma conclusão da “vida” financeira da Empresa. Devemos lembrar que a Análise Horizontal é influenciada pela inflação do período, e nem sempre um índice alto diz que a Empresa analisada está bemfinanceiramente.
Por isso, que esta pesquisa foi desenvolvida, para um maior entendimento e da sua estrutura e como desenvolver o relatório contábil.





1. ANÁLISE VERTICAL
2.1 CONCEITO E OBJETIVO
A análise vertical, é um dos principais instrumentos de análise de estrutura patrimonial, consiste na determinação dos percentuais de cada grupo de contas do Balanço Patrimonial em relaçãoaos valores dos Ativos e Passivos. Do lado do Passivo mostra a proporção de cada uma das fontes de recursos e, do lado do Ativo a expressão percentual de cada uma ou de cada grupo das várias aplicações e recursos efetuadas pela empresa.
Comparando-se exercícios subsequentes podemos constatar mudanças a política da empresa, quanto a obtenção e aplicação de recursos, para que possamos efetuaresse calculo da análise vertical no Balanço Patrimonial podemos apurar esse percentual com a seguinte fórmula:
CONTAS
______________________________ X100
ATIVO OU PASSIVO
EXEMPLO: 120.400X100
_______________= 68.8%
175.100

O cálculo da porcentagem pode ser feito, também relacionando cada conta com o total do seu grupo. No nosso balanço, abríramosmais uma coluna do lado da Análise Vertical (A.V%), denominada porcentagem pelo grupo, essa última teria que totalizar 100%. Assim cada conta teria duas porcentagem, uma expressando o seu valor em relação ao total do Balanço e a outra expressado o seu valor em relação ao total com a seguinte fórmula:

CONTAS X100
____________________________
TOTAL DO GRUPO
O cálculo daporcentagem pode ser feito, também, relacionado cada conta com o total do seu grupo. Desta forma, cada conta teria dois percentuais, um expressando o seu valor em relação ao total do Ativo e outro expressando o seu valore relativo em função do total do grupo.

1.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO
A Análise Vertical pode ser estendida também à Demonstração do Resultado do Exercício, quando comparamos cadaitem do demonstrativo com o total da Receita Líquida (vendas e serviços).
As porcentagens relativas aos custos das vendas, assim como as demais, são calculadas com a seguinte fórmula:
Porcentagem Relativa ao Custo das Vendas = CONTAS X 100
__________________
RECEITA LÍQUIDA

EXEMPLO: 210.000X100
______________=70%
300.000(Fonte: Demonstração Contábil Estrutura e Análise – Arnaldo Reis).

1.3 ANÁLISE HORIZONTAL
1.3.1 CONCEITO E OBJETIVO
A Análise Horizontal é uma técnica de análise que parte da comparação do valor de cada item do demonstrativo, em cada ano, com o valor correspondente em determinado ano anterior (considerando como base).
Ela tem por objetivo mostrar a evolução de cada conta, ou...
tracking img