analise trata do artigo “IDENTIFICAÇÃO DE PIGMENTOS NATURAIS DE ESPÉCIES VEGETAIS UTILIZANDO-SE CROMATOGRAFIA EM PAPEL

691 palavras 3 páginas
A presente analise trata do artigo “IDENTIFICAÇÃO DE PIGMENTOS NATURAIS DE ESPÉCIES VEGETAIS UTILIZANDO-SE CROMATOGRAFIA EM PAPEL” o qual destacam-se as técnicas cromatográficas, que constituem um conjunto de procedimentos que vão desde simples técnicas de bancada até sofisticadas metodologias instrumentais.
São autores do artigo Fabiano Okumura, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares e Éder Tadeu Gomes Cavalheiro*
3O artigo foi estruturado com introdução, explicação,procedimentos métodos e matérias utilizados, figuras e tabelas, resultados e discussão e bibliografia, foi publicado na revista Química Nova, vol.25 no.4 São Paulo July 2002.
Este artigo contribui de maneira significativa no processo ensino/aprendizagem de conceitos básicos de química, favorecendo as associações interdisciplinares e usando materiais presentes no cotidiano dos alunos, despertando sua expectativa quanto aos resultados das atividades propostas.
O artigo mostra a utilização de corantes naturais para demonstrar os princípios da cromatografia em papel sendo que a extração dos compostos de coloração foi realizada para obter a forma aglicona das antocianinas presentes nos extratos em bruto. As separações foram realizadas com o papel de filtro qualitativo como o papel cromatográfico WHATMAN número 3como fase móvel, e os resultados foram comparados com os dados da literatura. Os extratos foram obtidos na extração de pigmentos a partir de pequenas quantidades do tecido vegetal, por imersão em cerca de 5 mL de solução etanólica de HCl a 1%, em um tubo de ensaio mantido a 80 °C por cerca de 40 min. O extrato obtido é suficientemente concentrado e pode ser utilizado diretamente, sem evaporar. O experimento descrito abordou o método de extração e de separação por cromatografia,
O mesmo pode ser facilmente executado em sala de aula ou laboratório.
A realização do experimento permite ao estudante entrar em contato com vários conceitos de forma prática.
Tais espécies foram escolhidas a fim de

Relacionados

  • Filtro
    57510 palavras | 231 páginas