Analise textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Textual – Aula 1
Língua, linguagem e variação linguística
INTRODUÇÃO
Muitos momentos de nossas vidas envolvem situações em que estamos ora com pessoas desconhecidas, ora pessoas com quem temos pouca intimidade ou até pessoas muito íntimas, não é mesmo?
A convivência com pessoas desconhecidas exige de nós postura diferente da que temos com familiares, concorda? Isso,consequentemente, gera uma forma de falar diferenciada.
Enfim, as situações comunicativas são enquadradas na formalidade ou na informalidade. Então, a necessidade de adquirirmos uma linguagem mais elaborada, utilizando a norma culta, se dá porque às vezes precisamos usar uma linguagem mais formal.
Entretanto, isso não quer dizer que há perda dos aspectos informais da língua, ou seja, continuaremos sempre afalar com pessoas de nossa intimidade da mesma forma. Adquirir outros modos de falar, apenas “alarga nossa capacidade de comunicação”.
É ALGO MAIS OU MENOS ASSIM...
O Português é a língua oficial de Brasil, Portugal, Moçambique, Angola e outros países. Porém, possui algumas variações, de acordo com a região em que é falado, formando o que chamamos de dialetos regionais ou geográficos.

A línguatambém varia de acordo com o contexto de comunicação, já que não falamos sempre do mesmo modo. Sendo necessário, portanto, distinguir informalidade da linguagem vulgar ou popular.

A língua é um produto social e cultural constituído por signos linguísticos, é um código, e a linguagem é o veículo de expressão.

As línguas, a dança, a música, as imagens, os gráficos, os gestos são, desse modo,diferentes formas de expressão ou linguagens. Uma vez que o texto é um produto social, existe uma relação intrínseca entre ele, a cultura, o momento histórico e a ideologia em que é formado.
AFINAL POR QUE NOS COMUNICAMOS ?
O que nossa disciplina pretende é analisar, refletir sobre uma série de textos que servem à nossa comunicação em diferentes momentos de nossa vida.
E por falar emcomunicação, é interessante detalharmos os elementos que compõem seus processos.
A DIFERENÇA ENTRE LINGUAGEM E LÍNGUA
Essa interpretação dos fatos, o significado que precisamos atribuir às coisas, está relacionada à capacidade humana, e exclusivamente humana, que nos permite comunicar o que estamos pensando, os nossos anseios, desejos e etc.
Mas qual a diferença entre linguagem e língua ?
Podemosdizer que a linguagem é uma faculdade (capacidade) que permite exercitar a comunicação, latente ou em ação.
Já a língua (ou idioma) refere-se a um conjunto de palavras e expressões usado por um povo , por uma nação, mundo de regras próprias (sua gramática).
ESCLARECENDO UM POUCO MAIS
Se você ainda estiver pensando no caso dos animais, refletindo se eles se comunicam de alguma maneira ― não comonós, mas se comunicam ―, vale reforçar que a grande questão é que não podemos afirmar que eles tenham linguagem, pois esta é exclusiva do ser humano. O que os animais têm são formas de comunicação.
Pesquisas científicas já catalogaram, em chimpanzés, cerca de 100 sinais diferentes para expressar medo, fome, alegria etc. Mas são formas pontuais, limitadas, específicas.
PARA REFLETIR...
Se alinguagem é uma capacidade humana, por que todos nós não falamos a mesma língua? Por que uma criança de família chinesa, que nasce na França, fala francês e também chinês?
Aqui chegamos a um ponto essencial: a língua é uma construção social e corresponde à cultura, história e sociedade de um determinado povo, de uma determinada nação.
No caso dessa criança, ela fala as duas línguas porque tem contatocom as duas culturas. Com a chinesa em casa e com a francesa nos demais meios sociais, principalmente na escola.
LINGUAGEM, LÍNGUA... MAS E NA PRÁTICA?
Se linguagem não fosse uma capacidade humana e a língua uma espécie de “contrato” entre as pessoas em uma sociedade, os analfabetos não conseguiriam se comunicar.
Isso quer dizer que, para haver comunicação, basta o indivíduo “acionar” a...
tracking img