Analise textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MÓDULO 1.1 – A ORGANIZAÇÃO NA VIDA DE ESTUDOS

CONSELHOS DE UM VETERANO

Seja Bem Vindo!
Seja bem vindo a uma nova fase em sua vida! A você que está iniciando agora a vida acadêmica, cheia de surpresas, alegrias, tristezas, noites de sono “perdidas”, horas à fio de leitura e muito mais o esperam nessa nova página de sua história que está apenas começando.
Já posso lhe antecipar que este éum grande desafio a ser conquistado passo a passo, nota por nota. Claro que temos momentos maravilhosos em que será possível conhecer novas pessoas, novos lugares, fazer muitos amigos, participar de muitas festas e “baladas”. Sem contar no conhecimento adquirido através da leitura, dos estudos, pesquisas e projetos, além das aulas ministradas pelos muitos professores.
Neste ponto, quero abrir umparêntese e recomendá-lo a que ouça e preste muita atenção ao conselho que lhe dou: Não veja as aulas somente como algo necessário na vida acadêmica. Cada educador que passa pela sala de aula não apenas ensina a teoria que precisamos para ter uma boa nota; grande parte deles dão uma aula de vida, de vivência, cuja experiência não têm preço. Representa uma vida inteira de sucessos, fracassos, econquistas daqueles que chegaram lá antes de nós. Estes, já trilharam pelos mesmos caminhos pelos quais estamos apenas engatinhando. Aconselho que você absorva todo conhecimento possível desses grandes mestres que hora passam pela sua sala de aula.
Quero lembrá-lo também que grandes realizações exigem também grandes responsabilidades. Isto significa que em sua vida, você precisa de muita disciplinae organização, em essencial do seu tempo, em alguns momentos será necessário abrir mão daquele fim de semana na praia, da balada do sábado à noite para alcançar objetivos maiores no futuro.
A vida universitária não é feita somente de festas: A realidade da vida acadêmica exige alguns requisitos tais como estudar e ler muito, elaborar estratégias para administrar o tempo da melhor forma possívelpara concluir as tarefas necessárias, entender que a vida do estudante exige disciplina e representa a possibilidade de conquistar autonomia e independência, sair de debaixo das asas protetoras dos pais e caminhar com os próprios pés.
Para isso, o próprio estudante deve criar seu ritmo, e seu método para estudar, seja sozinho ou em grupo, seja fazendo apontamentos ou elaborando esquemas, oimportante é absorver o conhecimento da forma mais didática possível. No mundo globalizado em que vivemos, onde recebemos diariamente uma enxurrada de informações, a questão primordial não é tê-las, e sim, o que fazer com elas. O estudante deve estar conectado com o mundo, e ter uma visão critica de tudo o que o cerca. O Hábito da leitura deverá ser seu companheiro durante essa nova fase. Minha ultimarecomendação é a seguinte: Não entre em pânico! Como você, existem milhares de estudantes, e como diz um antigo provérbio: “Carpe Diem!” Aproveite cada momento da sua vida! Estes são os conselhos de um veterano a um novo estudante.

POSTURAS OU AÇÕES UTILIZADAS NA VIDA DE ESTUDOS:

Muitas pessoas vêem o estudo como algo complicado, difícil, e até chato, e isso faz com que passamos a terdificuldades na hora de estudar, como por exemplo, a falta de concentração, muitas vezes paramos para estudar e o telefone toca, o pai ou a mãe nos chama, sentimos sede, sono, etc. Entretanto muitos fatores podem ajudar na hora do estudo, como o horário, o ambiente, e até mesmo uma boa alimentação e uma boa hora de sono antes do estudo pode ajudar para que ele se torne mais agradável.
Um dos pontosprincipais é ter muita disciplina, isto é, ter um horário no dia para o estudo, para a leitura, ter o hábito de rever a matéria em casa e não deixar para estudar somente na semana de provas. Além disso, ler muito: livros didáticos, literatura, jornais e revistas, fazer anotações e apontamentos em sala de aula, acompanhar as aulas com os livros recomendados na bibliografia, participar ativamente das...
tracking img