Analise swot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A empresa
A Somague Engenharia é uma empresa de construção civil bem sucedida, com um valor de negócios cerca de 720 milhões de euros em 2010. A empresa trabalha bastante em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o melhor desempenho das técnicas de construção. Resulta da fusão da SOMAGUE - Soc. de Construções e da Soconstroi que, em 1998, deu origem a uma das melhores empresas deConstrução Civil cotadas em Portugal e no estrangeiro. A Somague integra o grupo espanhol SyV (Sacyr Vallehermoso), sendo um grupo que actua no sector de construção em todo o mundo participando bastante com a Repsol.
O sector da construção é um motor de desenvolvimento social económico.

Pontos fortes
O reforço e a aposta nas capacidades e competências, sejam elas a nível das obrasferroviárias, hidráulicas ou marítimas são factores que diferenciam a Somague do resto da concorrência. Um dos grandes pontos fortes desta empresa é o elevado número de colaboradores no continente africano devido ao facto do mercado africano estar em crescimento podendo desenvolver-se ainda mais, criando uma oportunidade.
Apesar da crise Mundial, 40% do volume de negócios da Somague representa mercadointernacional, principalmente mercado de Angola e Cabo Verde. A referida internacionalização passará pelo reforço no mercado dos PALOP e principalmente o regresso a Moçambique constituindo mais uma vez uma oportunidade. Esta oportunidade passará pela possibilidade de criar ou comprar entidades bastante conhecidas e inseridas no mercado de um país a explorar.
Devido ao desenvolvimento tecnológico nastécnicas de construção que a empresa aposta, consegue-se criar um melhor desempenho e um resultado final nas tarefas pretendidas. Consegue-se, ainda, reduzir o consumo de matérias-primas (cimento e agregados) sem prejuízos, mantendo o crescimento dos valores económicos.
Na Somague o cumprimento de todas as disposições legais é uma prioridade, isto é, uma obra não pode prosseguir sem cumprir asnormas legais, tais como: contratuais, fiscais, ambientais e de segurança.
Actualmente a Somague tem já várias empresas participadas com sistemas de gestão certificados de acordo com a norma NP EN ISO 14001, o qual é implementado de forma sistemática nas obras que desenvolve (o número de técnicos do ambiente tem diminuído mas investiu-se mais na sua formação e as prestações de serviços têm aumentado).A aposta da Somague no desenvolvimento tecnológico fez diminuir os impactos ambientais, visto que pelo segundo ano consecutivo não foi sancionada por incumprimentos legais no âmbito ambiental, o que não acontece com muitas das empresas do sector a nível nacional.
O mesmo desenvolvimento tecnológico veio potenciar a criação de novos processos produtivos e organizativos, proporcionandovantagens competitivas quer no mercado nacional quer no internacional.

Pontos fracos
Poucos colaboradores no continente Americano, nomeadamente Brasil, tendo apenas 8. Devido ao facto de economia brasileira estar em crescimento, deveria haver um investimento bastante forte e alargado nesse marcado, eliminando um ponto fraco e estabelecendo mais uma oportunidade.
Existe também uma forte dependênciadas empresas que fornecem matéria-prima (cimento, agregados, etc…) e consequentemente das empresas que a transportam. Poderia eliminar-se este ponto fraco com a aquisição de algumas entidades fabricantes e transportadoras para diminuir os custos de obra, fazendo assim com que o crescimento da empresa se propague.

Oportunidades
As economias dos países emergentes estão em grande crescimentoeconómico, nomeadamente em países da América Latina (Brasil e Argentina) e da Ásia (China, Índia e Coreia do Sul). Na Ásia, China e Índia registaram-se crescimentos do produto interno bruto (PIB) na ordem dos 10% e na Coreia do Sul de 4,5%. Na América Latina, o Brasil e a Argentina apresentaram também crescimentos de cerca de 10%. Devido a esse factor económico, tão importante, o mercado de...
tracking img