Analise swot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
´

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

BIANCA RODRIGUES LIMA
PATRÍCIA FONSECA TEIXEIRA

ANÁLISE ORGANIZACIONAL
BANCO DO BRASIL S.A.

ANÁPOLIS
JUNHO /2011UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ANÁLISE ORGANIZACIONAL
BANCO DO BRASIL S.A.

Análise Organizacional apresentada à Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitáriade Ciências Sócio-Econômicas e Humanas de Anápolis – UEG/UnUCSEH, Curso de Administração, sob a orientação do Prof. Eliseu Vieira Machado Júnior, responsável pela disciplina de Administração Pública.

ANÁPOLIS
JUNHO / 2011

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradecemos Deus pela oportunidade, as nossas famílias pela compreensão nos momentos de ausência, a instituição pela qualificação, aosprofessores pelos ensinamentos e aos queridos colegas pela amizade.
(Bianca Rodrigues Lima e Patrícia Fonseca Teixeira)
EPÍGRAFE

“Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve. A vida é muito para ser insignificante.”
(Charles Chaplin)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Planejar estrategicamente é umtermo que a cada dia vem tornando assunto primordial nas empresas que desejam e querem obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Com as constantes mudanças nos ambientes econômico, social, político e tecnológico, com uma surpreendente rapidez, as empresas principalmente médias e grandes, estão mais atentas às técnicas do planejamento.
O planejamento estratégico é uma metodologia quepermite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente.
È importante que a empresa aprenda a tirar vantagem dos seus pontos fortes e das oportunidades de negócio que aparecem, é preciso identificar as ameaças do mercado e montar seu plano de ação conhecendo seus clientes, mapeando a concorrência e descobrindo a onde eles pretendem chegar.
Comlucro líquido de 11,7 bilhões e ativos totais de 811,2 bilhões, o Banco do Brasil encerrou 2010 como líder no Sistema Financeiro Nacional, destacando sua atuação no crédito com 19,8% de participação de mercado. Por esse motivo escolhemos o Banco do Brasil, uma das maiores empresas públicas do mercado brasileiro, para iniciar uma análise ambiental que ajuda os gestores no processo de avaliação do seuposicionamento estratégico.
O objetivo geral desse trabalho é analisar o Banco do Brasil S.A., sob a óptica da análise SWOT, identificando seus pontos fortes e fracos, juntamente com suas oportunidades e ameaças, de modo a desenvolver um estudo sobre o posicionamento da empresa no mercado, para auxiliar, no processo de planejamento estratégico. Os objetivos específicos são, avaliar os pontosfracos e as ameaças, a fim de minimizar eventuais limitações que podem restringir o desempenho da organização e impedir o seu sucesso.
A elaboração desta análise trará uma visão clara de como o estudo da análise SWOT é importante para a sustentabilidade de uma organização, mantendo-a competitiva.
A pesquisa foi elaborada, com o método bibliográfico, pois se embasou em material publicado em livros,revistas especializadas e periódicos científicos. Tele matizada, pois alguns artigos citados foram capturados de bibliotecas virtuais. E por fim um estudo de caso na aplicação da análise SWOT, na empresa Banco do Brasil S.A.

1. REFERENCIAL TEÓRICO

1.1 Análise SWOT

A análise SWOT, é uma ferramenta essencial para se obter o planejamento estratégico da organização, pois ela analisa o...
tracking img