Analise swot do mercado de trabalho médico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE SWOT
Strengths, Weaknesses, Opportunities end Threat.
Na análise das capacidades internas busca-se identificar as forças e as fraquezas da organização, enquanto o ambiente externo no qual atua a organização deve ser analisado em termos das oportunidades e ameaças presentes.
Os pontos fortes e fracos são decorrentes de variáveis internas e controláveis pelo órgão ou programa. Asoportunidades e ameaças são decorrentes de variáveis externas, não diretamente controláveis, mas sobre as quais, por vezes, pode-se exercer influência. As oportunidades podem propiciar condições favoráveis, desde que se tenha interesse e condições de usufrui-las. As ameaças podem criar condições desfavoráveis, deve-se, então, planejar-se como minimizá-las.
ANÁLISE SWOT E O MERCADO DE TRABALHO MÉDICOStrengths | Weaknesses |
Desemprego praticamente inexistente.Multiplicidade de fontes de renda, multiplicidade de atividades dentro de um setor e dispersão entre os setores de atuação. | Crescente dependência dos hospitais e clínicas particulares das operadoras de planos de saúde privados.Desigualdade no que se refere ao acesso à assistência médica.Desigualdade na distribuição dos profissionais,concentrados em grandes centros. |
Opportunities | Threat |
Crescentes necessidades em saúde, mudanças no perfil de morbidade e mortalidade, garantias de direitos sociais, incorporação de tecnologias médicas e o envelhecimento da população. | Instabilidade no emprego, ritmo intenso de trabalho, redução da remuneração, ampliação das jornadas de trabalho, contratações precárias, controle efiscalização de sua atividade, perda da autonomia profissional. |

O mercado de trabalho é um tema que interessa aos médicos em geral e, particularmente, às instituições de representação da categoria.
Há muitas oportunidades de trabalho, principalmente no setor público, para a Medicina de Família e Comunidade. O setor privado começa, da mesma forma, a se interessar por esse médico com formação eespecialização mais generalista.
O aumento expressivo do número de médicos no Brasil resulta de uma conjugação de fatores. Entre eles, estão as crescentes necessidades em saúde, as mudanças no perfil de morbidade e mortalidade, as garantias de direitos sociais, a incorporação de tecnologias médicas e o envelhecimento da população. Também não podem ser ignorados fatores como a expansão do sistemade saúde e a oferta de mais postos de trabalho médico, entre outros. A perspectiva atual é de manutenção dessa curva ascendente.
O desemprego praticamente inexiste na categoria, sendo a aposentadoria retardada ao máximo, o mercado de medicina está muito aquecido e existe demanda para todas as áreas.
-------------------------------------------------
A concentração tende a ser maior nos póloseconômicos, nos grandes centros populacionais e onde se concentram estabelecimentos de ensino, maior quantidade de serviços de saúde e, consequentemente, maior oferta de trabalho. Regiões menos desenvolvidas, mais pobres e interiores de estados com grandes territórios e zonas rurais extensas têm, sabidamente, maior dificuldade para fixar e atrair profissionais médicos. -------------------------------------------------
Uma conjunção de fatores – como a ausência de políticas públicas efetivas nas áreas de ensino e trabalho, assim como poucos investimentos – tem contribuído para que a população médica brasileira, apesar de apresentar uma curva constante de crescimento, permaneça mal distribuída pelo território nacional.
-------------------------------------------------
É necessáriomaior disponibilidade de recursos, assim como o estabelecimento de políticas públicas justas para com o médico e com todos os profissionais da área.
-------------------------------------------------
A expressiva maioria dos médicos vive da condição liberal e/ou assalariada na prestação de seus serviços e tem seu sustento obtido exclusivamente da profissão que escolheu. O exercício da Medicina...
tracking img