Analise sociologia do jornal hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Considerada o principal veículo de comunicação de massa do país, a TV possui a capacidade de integrar e articular vários gêneros discursivos espalhados pelos diversos tipos de programas que veicula, inclusive programas jornalísticos. O presente trabalho tem por objetivo analisar o Jornal Hoje, que é transmitido pela Rede Globo , de segunda a sábado , no inicio da tarde, que nãotêm a função de só causar tensão diante dos olhos de seu público. Há uma preocupação, desde o início de sua trajetória, de entreter o público, de ser um telejornal mais leve, mais voltado ao cultural.




















A História
O Jornal Hoje estreou em 21 de abril de 1971, quase dois anos após a estréia do Jornal Nacional. Foi exibido apenas noRio de Janeiro até 3 de junho de 1974, quando entrou em rede nacional.
A proposta era lançar uma revista diária voltada para a mulher, com matérias sobre arte, espetáculos e entrevistas. Dicas de moda, previsões de astrólogos e receitas conviviam diariamente com as informações sobre os principais fatos do país e do mundo.
Enquanto o Jornal Nacional era apresentado apenas por homens– e com estilo radiofônico,formal – o Jornal Hoje se apresentava com um estilo mais inovador. Pela primeira vez num telejornal apareceram repórteres sem gravata e com cabelos compridos, por exemplo.
Pode-se dizer que o Jornal Hoje evoluiu junto com o Jornal Nacional, assim como os outros telejornais da emissora. Os cenários e as aberturas de ambos seguem as mesmas tendências. William Bonnerpor exemplo, hoje na frente do Jornal Nacional, em outros tempos apresentavam o Jornal Hoje.
Apesar da mudança de proposta do telejornal, agora mais voltado para as notícias e menos para o entretenimento, o antigo formato de revista eletrônica, herdado pelo Jornal Hoje, dá um aspecto jovial e de maior informalidade à versão atual. A edição de sábado torna-se o exemplo mais explícito dainfluência do passado, com entrevistas, dicas de moda e debates sobre comportamento.
Além disso, outra grande influência é o horário que o telejornal vai ao ar: ele segue a bem sucedida linha “sanduíche” na grade de programação da Rede Globo, isto é, entre o Globo Esporte e Vídeo Show, intercalando esportes notícias e novelas.
Com o passar dos anos o telejornal se transforma num ponto deconvergência entre a informação e o entretenimento, necessariamente nesta ordem, ou seja, a estrutura do telejornal se divide, basicamente, entre maiores doses de informação no início da edição e, nos últimos blocos, ou mesmo no final de cada bloco, observa-se um espaço maior ao entretenimento.

O Programa
O Jornal Hoje é o programa jornalístico do horário do almoço daRede Globo. Apresentado pelos jornalistas Sandra Annenberg e Evaristo Costa, ele entra no ar às 13h20m logo após o Globo Esporte, o telejornal esportivo da rede. O JH tem duração média de 20 minutos, sem os intervalos comerciais, e é transmitido de segunda a sábado.
Seus principais quadros variam entre cultura, saúde, culinária, política, economia, meio ambiente, profissões, esportes enotícias mais sérias com um enfoque menor.
Durante a programação, propagandas para um público alvo bastante variado são veiculadas, como vendas de carros, remédios, músicas, internet e telefonia, propagandas do governo e novelas.
Após o Jornal Hoje é transmitido o Vídeo Show, um programa que tem um único objetivo, vender um dos produtos da Rede Globo de Televisão que mais geram lucro, asnovelas. Dessa forma, a emissora visa utilizar a audiência conquistada com um telejornal para divulgar um de seus produtos.
Uma das características mais marcantes do programa é a maior informalidade do apresentador com os conteúdos inseridos durante o programa, como exemplo podemos citar a relação apresentador/repórteres e a forma de interação entre o apresentador, Evaristo Costa, e a...
tracking img