Analise sociologia do filme o contador de historias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando Roberto Carlos resolve mudar sua maneira de agir, passando a fazer coisas que não eram de costume, ele está agindo de maneira que dá para compreender o pensamento de Max Weber, que diz que a qualquer ação que um indivíduo faz, é orientada pela ação dos outros. Quando ele decide fazer parte do grupo de Cabelinho de Fogo, ele teve como referência o grupo dos demais meninos daquelainstituição, a FEBEM, que queriam fazer parte do referido grupo.
Cabelinho de Fogo é tido como um líder dentro da FEBEM, onde de certa maneira, praticamente todos o temem. Outros por sua vez, almejam fazer parte daquele grupo, que é comandado por Cabelinho de Fogo, que tem nas mãos o poder, que exerce sobre aqueles jovens, os obrigando a fazer o que eles muitas vezes não faria por si só, mas só fazem porinfluência e beneficio exclusivo do líder, o Cabelinho de Fogo. Ele passa a dominar as crianças, que por medo passa a obedecê-lo. A essa parte, nós fizemos uma ligação com um dos tipos de Ação Social de Max Weber, a Dominação, que é uma situação em que a vontade manifesta do dominador ou dos dominados, quer influenciar nas ações de outras pessoas, de modo que acaba influenciando. Isso acontece demodo que o influenciado estivesse agindo de acordo sua própria vontade.
Ao tipo de dominação que é característica nesta cena é a Dominação Carismática. Onde Cabelinho de Fogo é quem comanda aquele grupo, ele é o líder, e os demais garotos que o obedecem, são os discípulos. Para aqueles garotos, Cabelinho de Fogo exercia um status mais alto, dominando-os. Achamos que isso fica bem claro na cena emque Roberto Carlos se refere a ele como O Rei da Rua, em seu pensamento ele o vê exatamente como um rei arrecadando seus tributos e tesouros. Achamos que isso se refere à Estamentos que são caracterizados segundo Max Weber por grupos de Status. Para aqueles outros garotos de rua, Cabelinho de Fogo era um rei, estava em um status mais elevado que o deles.
Dominação “carismática” que é obediência nocarisma do líder.
Roberto Carlos volta pra casa de Margherit depois de ter fugido e sido mal educado com ela, precisando de refúgio, com a certeza de que ela com o bom coração que tem irá recebê-lo de volta.
Para Weber, o indivíduo através de suas ações é quem constrói a sociedade. São indivíduos dotados de racionalidade, que pensam, que analisam. Segundo Weber, esses indivíduos são maisimportantes que a sociedade, já que são eles que dão vida à sociedade.
No filme podemos notar a influencia dos garotos de rua, onde praticam todos os tipos de roubo, assustando assim a população.
Já em outra parte percebemos a importante presença de Margherit, a pedagoga francesa que com sua insistência na mudança da criança consegue influenciar muito na vida do menino Roberto Carlos, trazendoamor, vontade de ser uma pessoa do bem e ter um futuro.
Para Émile Durkheim, a sociedade é um conjunto de normas e regras munidas de pensamentos e sentimentos. Na vida Social, o homem se defronta com regras que não foram diretamente criadas por ele, mas que ele querendo ou não, terá que segui-las. Sem essas regras, seria impossível a existência da sociedade. É exatamente isso que ocorre na FEBEM, umlugar cheio de regras para serem seguidas, que não foram criadas nem idealizadas por aqueles garotos, regras essas que simplesmente eram por muitas vezes abandonadas.
Uma cena que vai contra esse pensamento de Émile Durkheim é referente as fugas dos garotos, principalmente a Roberto Carlos. Eles teriam que aceitar viver ali, sendo tratados daquela maneira muitas vezes desumana e simplesmenteteriam que aceitar tudo aquilo que acontecia, segundo o pensamento de Émile Durkheim. Mas não é isso que eles fazem. Eles transpõem essas regras e com isso eles fogem da FEBEM, exatamente por não aceitarem as regras que eram impostas por aquela instituição.
Segundo Durkheim, solidariedade social é a condição do grupo que resulta da comunhão de atitudes, sentimentos, de maneira que vai constituir...
tracking img