Analise Simiotica em Marketing e comunicação

588 palavras 3 páginas
Objetivos da Análise Semiótica em Marketing e Comunicação

A análise semiótica em marketing e publicidade é uma forma de investigação de problemas específicos da realidade (problemas da ordem comunicacional: sites, campanhas, imagens de políticos etc), que tenta lidar com as variadas relações desenvolvidas entre os fenômenos investigados e o impacto que causam, ou sofrem ao entrar no mercado. Além disso, também, presta-se a entender as ondulações provocadas no público-alvo pela introdução ou possível introdução de novos produtos no mercado, ou pelo impacto possível de campanhas publicitárias, promocionais e/ou institucionais preparadas.

A tendência da análise semiótica é se projetar em rede (porque observa o cenário desde a perspectiva da referencialidade, passando pela da representação até chegar na interpretação), buscando não apenas mapear as interfaces do fenômeno investigado, mas também analisá-las. Compreendendo as cadeias de significações engendradas.

O que chamamos por cadeias de interpretações são os significados gerados pelos fenômenos de marketing (produto, serviço, marca, identidade visual), que ao tomarem contato com o mercado, com o público-alvo, ou mesmo com alguma forma de veiculação publicitária são capazes de produzirem sensações, ações e reflexões.

A análise semiótica investiga esses apelos (emocionais, energéticos e racionais) e o efeito deles, como interpretações as quais o mercado em geral pode chegar, ou deve chegar.

Controlar tais efeitos é essencial para o bom aproveitamento para as ações de marketing, independentemente de como ela se apresentar: publicitária, promocional, institucional, de incentivo ou identidade visual.

Sendo assim, o objetivo específico da análise semiótica em marketing é descobrir, ou melhor, investigar as cadeias de interpretações possíveis para os seguintes tópicos:

Produtos e Serviços em geral (lançamentos, sustentações, relançamentos, posicionamento,

Relacionados