Analise setorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Setorial
1. Introdução
A análise da atividade econômica que diz respeito ao agrupamento de um conjunto de atividades econômicas em setores afins é chamada de análise setorial.
A análise setorial permite analisar a evolução do setor e suas perspectivas a médio e longo prazo, bem como potencializar as oportunidades e minimizar os riscos. As informações geradas por essa análisepermitem comparar os resultados e ações da organização com os de outras empresas similares e atuantes no mesmo ramo de atividade, avaliando-se a adequação das estratégias de diferenciação e posicionamento em relação às demais.
Ela permite verificar e conhecer o contexto econômico em que determinada empresa atua, fornecendo informações e identificando tendências que possam impactar nos negócios daorganização, considerando que ela é parte de um contexto maior de atividades integradas e que interagem com cadeias produtivas, arranjos concorrenciais e outros chamados condicionantes setoriais.
2. Conceito e aplicação
Um setor é um grande conjunto de empresas que fornecem produtos e serviços similares aos seus, o que inclui também produtos e serviços complementares ou suplementares aos seus(AUGUSTO, 2007).
Os setores de atividade econômica acabam sendo visualizados, compreendidos e analisados como tal uma vez que, ao longo do tempo, empresas que atuam em mercados semelhantes, vendendo produtos concorrentes, tendem a adotar práticas e filosofias de gestão que vão se consolidando como as melhores ou, no mínimo, as comuns entre si.
Além de estudos detalhados sobre o setor de atividade,deve ser feito um levantamento profundo sobre regulamentações; legislação vigente; estatísticas de produção, consumo, faturamento e market share; tendências e perspectivas. Ainda, deve-se verificar também toda a cadeia de negócios, desde a aquisição de insumos até a distribuição e exportação dos produtos, avaliando-se os impactos gerados por mudanças ou interferências nessas atividades. Um aspectoessencial da análise setorial é a determinação da sensibilidade do setor a diferentes componentes das políticas econômicas, como alterações nas taxas de juros, mudanças nos depósitos compulsórios e resultado das contas do governo.
As analises setoriais envolvem informações sobre:
* Estrutura (concorrência, tecnologia, barreiras de entrada e saída);
* Relacionamentos (clientes,fornecedores, distribuidores);
* Mercado (tamanho do mercado, crescimento, produtos, substitutos);
* Finanças (custos, faturamento, margem de lucro).
A comparação dos resultados da empresa com os resultados obtidos pelo setor e demais empresas atuantes é importante para a avaliação de resultados, benchmarking das ações implementadas e projeções de cenários, contribuindo para a criação e manutenção dovalor ao longo do tempo.
A análise setorial permite avaliar a intensidade dos impactos derivados dos resultados setoriais nas empresas e suas respectivas conseqüências e tendências, auxiliando no melhor planejamento e tomadas de decisão, bem como na definição de estratégias que possibilitem a geração e manutenção do valor. A partir dos dados e informações do setor, a empresa identifica osfatores de risco e as oportunidades de investimentos, potencializando seus esforços para maximizar as oportunidades e minimizar as ameaças.
3. Associações setoriais
Além de representantes das organizações frente às demais instituições, as associações setoriais são importantes fontes de obtenção de dados sobre o setor, como demanda, produção, mão-de-obra empregada, capacidade utilizada e ociosa,faturamento, etc. Elas possuem a missão de desenvolver o setor por meio da promoção de políticas e ações que permitam a obtenção de melhores resultados.
4. Elementos da análise setorial
Alguns aspectos devem ser abordados para a melhor compreensão do comportamento e das características do setor estudado, tais como:
* O tamanho do setor (em faturamento, produção e número de empresas);...
tracking img