Analise semiotica de anuncio da carlton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO ACADÊMICO – SEMIÓTICA
Aluno: Diego Amorim Oriá Fernandes
Professora: Elisabete Silva
Data: 07.11.08

ANALISANDO ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
Aula do Dia 30.10.08: Propaganda Cigarros CARLTONSegundo o artigo de Álvaro Cairrão, em Publicidade, Tabaco e Estratégias (2008): o cigarro cativou multidões, tendo sido divulgado como símbolo de rebeldia, autonomia e sucesso. Em ínicios doséculo XX iniciou-se uma crescente campanha publicitária que favorecia a imagem do cigarro (Simões, 2005). Baseado por essa citação, pode-se iniciar um olhar crítico sobre o anúncio da empresa Carltondentro do estudo da Semiótica.
Classificando a propaganda segundo o parâmetro das entidades de enunciação, temos que os enunciadores são a empresa Carlton e a agência de publicidade que elaborou acampanha, enquanto os destinatários seriam todos os leitores da revista VEJA (mídia em que o anúncio foi publicado). Nota-se que o objetivo principal da campanha é o aumento da venda dos cigarros dacompanhia. No estudo Publicidade e Semiótica, deve-se entender que todos os elementos fotográficos são apenas símbolos do que eles realmente representam. Por exemplo, a foto da cigarro (significante) não éo objeto cigarro em si (significado), e sim um elemento que simboliza o objeto, e a junção dos dois resulta no signo.
Para entender melhor a mensagem que está sendo transmitida, deve-se compreender aambientação. O cenário apresentado é uma cama. Dentro deste, encontramos ínumeros elementos cênicos: uma garrafa de uísque acompanhada de dois copos, uma mala, um bilhete áereo, óculos de grau,tickets de espetáculos, jornais, um lençol amassado, um cigarro e um isqueiro. Cada um destes representando um semas, unidades mínimas de significação.
A partir deste semas, podemos organizar conjuntosde ídeias e classificá-los classemas. A mala e o bilhete áereo são ícones para entendermos que a dona de todos os objetos é uma viajante. Não uma qualquer, uma mulher elegante e rica, vista atráves...
tracking img