Analise psicologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ANÁLISE PSICOLÓGICA
Não podemos falar de análise psicológica dos homossexuais sem antes fazer definição a alguns temas concernentes ao homem e sua estrutura psíquica. Uma destas divisões são Liberdade, Vontade, Inteligência, Sexualidade e Afetividade.
Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica aindependênciado ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.
Não se trata de um conceito abstrato. É necessário observar que filósofos como Sartre e Schopenhauer buscam, em seus escritos, atribuir esta qualidade ao ser humano livre. E na equação entre Liberdadee Vontade, observa-se que o querer ser livre torna-se a força-motriz e, paradoxalmente, o instrumento para a liberação do homem.
Vontade para os filósofos Santo Agostinho e Descartes, vontade e liberdade são a mesma coisa: a faculdade através da qual somos dignos de louvor, quando escolhemos o bom, e dignos de reprovação, quando escolhemos o mau. Agostinho e Descartes concordam em que o fato denós humanos termos vontade nos torna responsáveis pelas nossas decisões e ações. A dimensão moral do homem decorre do fato dele ter vontade
Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender. Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito de inteligência sob um âmbito maior, naPsicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, o caráter ou a sabedoria. Conforme a definição que se tome, pode ser considerado um dos aspectos da personalidade.
Sexualidade é uma componente fundamental da personalidade, um modo de ser, de se manifestar, de comunicar com os outros, de sentir, de expressar e de viver. Portanto ela é parteintegrante do desenvolvimento da personalidade e do seu processo educativo.A sexualidade caracteriza o homem e a mulher não somente no plano físico, como também no psicológico e espiritual marcando toda a sua expressão.
Afetividade é a relação de carinho ou cuidado que se tem com alguém íntimo ou querido. É o estado psicológico que permite ao ser humano demonstrar os seus sentimentos e emoções aoutro ser ou objetos. Pode também ser considerado o laço criado entre humanos, que, mesmo sem características sexuais, continua a ter uma parte de "amizade" mais aprofundada.
Nisto todos os homens são iguais e por isso dignos de amar e ser amado nas mesmas condições. Possuidores de direitos e deveres iguais independente de qualquer situação. A diferença partirá de como cada um se desenvolveu eamadureceu cada área do seu ser.
Daí, segundo Dr. Eduardo Adnet médico psiquiatra, alguns acreditarem que a homossexualidade é uma questão de opção sexual, portanto não é doença e por isso não tem cura, saindo mesmo da Classificação Internacional de Doenças – CID 10 e da DiagnosticStatistical Manual of Mental Disorders – DSM IV, quando esta exclusão ocorreu por votação e não por convicção científica.No entanto estes mesmos organismos mantêm outras classificações de doença mental na qual o homossexualismo se inclui ou mesmo é próprio, são eles:
- Orientação sexual egodistônica (F66.1): é uma condição egodistônica caracterizada por uma pessoa ter uma orientação sexual ou atração que está em desacordo com a própria imagem idealizada de si mesmo, causando ansiedade e um desejo de mudar deorientação ou tornar-se mais confortável em relação a sua orientação sexual.
- Transtorno do relacionamento sexual (F66.2): é a dificuldade de estabelecer e manter um relacionamento com um parceiro sexual.
- Transexualismo (F64.0): Desejo de viver e ser aceito enquanto pessoa do sexo oposto. Este desejo se acompanha em geral de um sentimento de mal estar ou inadaptação por referência a seu...
tracking img