Analise preliminar de riscos- apr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JOSÉ ROCHA MENDES
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
3º T

ANALISE PRELIMINAR DE RISCOS

São Paulo

2011

Análise Preliminar de Riscos

1. ORIGEM

A AnálisePreliminar de Riscos (APR), surgiu na área militar, foi requerida primeiramente como uma revisão a ser feita nos novos sistemas de mísseis . Nessa época existiam mísseis cujos sistemas continhamcaracterísticas de alto risco, havendo um grande nível de perigo em sua operação. Basta dizer que de 72 silos de lançamento do míssel balistíco intercontinetal “Atlas”, 4 foram destruídos em rápida sucessão,sendo seu custo unitário igual a 12 milhões de dólares. Esses mísseis foram projetados para o uso de combústiveis líquidos, e a analíse foi desenvolvida numa tentativa de prevenção contra o usodesnecessário de materiais, projetos e procedimentos de alto risco; ou, pelo menos, para que se assegurasse que medidas preventivas fossem incorporadas, se essa utilização fosse invitável.

A APR foiinicialmente definida pela Norma militar americana MIL-STD-882 (System Safety Program Requirements) “Programa do Sistema Requisitos de Segurança”. A metodologia foi desenvolvida pelo Departamento de Defesados Estados Unidos.

2. DEFINIÇÃO
A Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste do estudo, durante a fase de concepção ou desenvolvimento preliminar de um novo projeto ou sistema, com afinalidade de se determinar os possíveis riscos que poderão ocorrer na sua fase operacional.
A APR é utilizada portanto para uma análise inicial "qualitativa", desenvolvida na fase de projeto edesenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, tendo especial importância na investigação de sistemas novos de alta inovação e/ou pouco conhecidos, ou seja, quando a experiência em riscos na suaoperação é deficiente. Apesar das características básicas de análise inicial, é muito útil de se utilizar como uma ferramenta de revisão geral de segurança em sistemas já operacionais, revelando aspectos...
tracking img