Analise porte

Páginas: 14 (3351 palavras) Publicado: 28 de março de 2013
Análise macro ambiental
Kátia Eloísa Bertol de Araújo
Macroambiente ou ambiente geral é o meio mais amplo que envolve toda a sociedade, as noções, organizações, empresas, comunidades etc. Todas as organizações operam em um macro ambiente, que é definido pelos elementos mais gerais no ambiente externo que pode potencialmente influenciar decisões estratégicas.
O macroambiente está em constantemudança devido às forças externas que o regem, e em função dessas forças uma série de tendências podem surgir e os profissionais de marketing devem estar atentos às mesmas para tentar se antecipar e ampliar o seu diferencial competitivo.
Samuel Certo
As pessoas sozinhas não fazem um mercado. Elas devem ter dinheiro para gastar e devem estar dispostas a gastar. Conseqüentemente, o ambienteeconômico é uma força significativa que afeta as atividades de marketing de quase todas as organizações. Um programa de marketing é afetado especialmente por fatores econômicos, como o ciclo de negócios, bem como a inflação as taxas de juros.
Michel J. Etzel
Por sermos organismos vivos e dependermos das relações interpessoais, obedecemos a crenças, normas e valores quase que inconscientemente. Temos umavisão de mundo sob vários ângulos, temos perspectivas de nosso relacionamento com a sociedade, pessoas, organismos, universo e com a natureza. Essas relações nos colocam muitas vezes a frente de novidades e modismos aos quais fazem com que seguimos outras pessoas, querendo ser iguais, usar roupas parecidas, ter um corte de cabelo do mesmo estilo, fazendo de alguém famoso, um ídolo e seguindo seusgostos e valores. Este estudo visa à observação desses modismos do ambiente sócio-cultural, visa mostrar a influencia que exerce sobre a visão das pessoas e o que os profissionais de marketing podem fazer para atender as necessidades desse ambiente. As pessoas adotam visões de si próprias, hoje em dia com a instabilidade de empregos as pessoas estão mais cautelosas com os gastos e se orientammelhor quanto ao valor que suas compras oferecem. Portanto, houve diferença no comportamento que as pessoas tinham antigamente quando comprar e usar uma marca significava um modo de se expressar.
Elas compravam carros, faziam viagens de férias espetaculares e dedicavam mais tempo a atividades saudáveis (corridas, tênis), as artes e ao artesanato. Hoje em contrapartida, as pessoas possuemcomportamentos ambições mais conservadores.
As pessoas possuem também visões sobre outras pessoas. Hoje em dia se preocupam mais com as outras pessoas, com a miséria, a violência, com as vítimas e com outros problemas sociais, ou seja, as pessoas estão procurando viver de forma mais humana, procurando outras pessoas com as mesmas características, ou seja, semelhantes para conviverem, evitando estranhos,preferindo poucos amigos, mas que sejam duradouros e confiáveis. O marketing se beneficiaria dessa situação enxergando que o mercado deve oferecer mais produtos e serviços sociais que propiciem relações diretas entre seres humanos, como, cruzeiros e atividades religiosas. “Elas sugerem também um mercado crescente para substitutos sociais - coisas que permitam que as pessoas que estejam sozinhassintam-se como se não estivessem como televisão, os videogames e as salas de bate papo na Internet”.
O ambiente de marketing de uma empresa é constituído de participantes e forças externas a ele que afetam a capacidade da administração de marketing de desenvolver e manter bons relacionamentos com seus clientes-alvo. Ele oferece tanto oportunidades quanto ameaças. Empresas bem sucedida sabem aimportância de estar sempre observando e se adaptando ao ambiente em mutação.
Essas imagens do futuro dão aos profissionais de marketing muito que pensar, eles são os principais responsáveis por identificar e prever mudanças significativas no ambiente. Devem rastrear as tendências e buscar as oportunidades, para isso são necessárias duas competências essenciais: - inteligência de marketinge pesquisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise Ergonômica do Trabalho Indústria de Pequeno Porte
  • MODELO DE PORTE E ANALISE SWOT ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO
  • ANALISE COMPARATIVA MICRO EMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE
  • COMO A ANÁLISE DO MICROAMBIENTE INTERFERE NO DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE.
  • ANÁLISE COMPARATIVA DE POLÍTICAS DE RH EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE
  • Me e epp: uma análise das micro empresas e empresas de pequeno porte
  • Análise Comparativa entre ferramentas de BPMS em uma empresa de médio porte
  • Análise da conjuntura econômica e de sua interface com empresa de médio porte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!