Analise poetica "o relogio"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise interna

O Relógio é um dos poemas de Vinícius de Moraes que faz parte de “Arca de Noé”, lançado em 1970 pela editora José Olympio. O livro, com poemas infantis, foi dedicado a seus filhos.Vinícius, poeta do amor e da sensualidade mais profunda, talvez não fosse o mais adequado para falar às crianças, porém, ao fazê-lo, reencontrou a ingenuidade e deixou ser levado pelo lúdico,combinação indispensável para o sucesso. A poesia Infantil é feita de ludicidade, simplicidade e ritmo, fazendo com que a criança volte ao seu mundo próprio. É o que observamos numa primeira leitura dopoema. 

Analise externa
O poeta usa a Onomatopéia (tic-tac) para dar ritmo e efeito sonoro ao poema. Essa repetição ao longo do texto acaba fazendo da sonoridade uma grande brincadeira. O (tic-tac)reproduz o mais próximo possível o som do relógio, por isso classificamos esse som como uma Onomatopéia pura. Esse é um dos recursos expressivo mais usado nas poesias infantis, pois concentram a melodia, aharmonia e o ritmo da frase, servindo para produzir esse efeito especial,outros recursos expressivos estão presentes no verso ”Dia e noite(…)Noite e dia”-antitese e o poeta tambem usa um jogo depalavras nestes versos,e uma anafora em “Não atrasa(…)Não demora”.
Quanto à escolha lexical, podemos observar que o autor procurou usar palavras que ao longo do texto vão se relacionando ao própriotítulo do poema, O Relógio. Por exemplo: tempo, hora, atrasa, dia, noite. Essa escolha quase sempre é feita propositalmente. Observamos ainda um forte sentido de oposição quanto ao emprego das palavras.Começamos pela própria Onomatopéia (tic-tac). A estrutura do poema nos leva a pensar que o tempo vai chegando ao fim, pois as métricas dos versos vão diminuindo,neste poema os versos são heterometricos(o numero de silabas não é igual em todos os versos),e tem uma única estrofe sendo esta irregular(tem mais de 10 versos).
Quanto ao esquema rimatico, este é (a,b,a,b,c,d,e,b,f,g,h,i,j,a,k,l,a),e...
tracking img