Analise orientada a objetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS
RESUMO Na busca por uma representação fiel dos processos utilizados na vida real a orientação a objetos oferece uma forma eficaz de trabalhar com as mais variadas situações de informatização. A análise orientada a objetos parte dos princípios da orientação a objetos que possui uma vasta lista de princípios que serão demonstrados nesse artigo assim como a aplicaçãodesses mesmos voltados para a análise de sistemas Palavras-chave: Orientação a objetos; Análise; Objetos.

1 INTRODUÇÃO O termo Programação Orientado a Objetos foi criado por Alan Kay, autor da linguagem Smalltalk. Antes da criação do Smalltalk, algumas das idéias da orientação a objetos já eram aplicadas, sendo que a primeira linguagem a realmente utilizar idéias foi a linguagem Simulada 67,criada por Olé-Johan Dahl e Kristen Nygaard em 1967, veio a ser aceito realmente nas grandes empresas o desenvolvimento de Software por volta dos anos 90.

Para Raul Sidnei Wazlawick de nada adianta realizar pesados investimentos em ferramentas CASE orientas a objetos sem que se compreenda a forma de pensar a objetos (2011, p. 03).

2 CONTEXTUALIZAÇÃO

Orientação a objetos (OO), em uma definiçãoformal, é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos. Este modelo visa, principalmente, organização, desempenho, sustentabilidade e reutilização do software.

A orientação a objetos visa um pensamento o mais próximo possível da vida real. Ao desenvolver orientado a objetos nãoteremos apenas instruções e procedimentos realizados em seqüência, mas sim, objetos que possuem estados e comportamento.

2

Para Raul Sidnei Wazlawick, deve-se discutir o que é realmente desenvolver sistemas orientados a objetos. Ao observar a forma como a análise e o projeto de sistemas vêm sendo ensinados e praticados em certos lugares, pode-se verificar que muitos profissionais simplesmenteadotam uma linguagem orientada a objetos ou até algum fragmento de processo orientado a objetos, mas sem ter realmente muita noção do que estão fazendo (2002, p. 86).

3 PRINCIPIOS DA ORIENTAÇÃO A OBJETOS

3.1 BASES DA ORIENTAÇÃO A OBJETOS  Correspondência com o mundo real.  Modularidade dos Componentes.  Objetos com finalidade própria.  Permite a combinação destes objetos.  Baixadependência externa.  Alta coesão interna.  Fácil ampliação do objeto.  Permite reuso dos objetos.  Encapsulamento.

3.2 OBJETOS

Um objeto computacional é a simplificação de um objeto do mundo real, tal como um objeto real, o objeto computacional possui suas características, comportamentos e pode inclusive interagir com outros objetos. Segundo Correia e Tafner os “objetos computacionais sãoestruturas de programação que contém as informações e os comportamentos que representam um objeto dentro do sistema” (2001, p. 3) tendo em vista essa definição podemos usar como exemplo o objeto grampeador, esse objeto possui diversas características tais como tamanho, cor, capacidade de armazenamento de grampos, peso, etc. Ainda com esse exemplo podemos citar os comportamentos desse objeto: grampear,recarregar os grampos, etc.

3

3.3 ENCAPSULAMENTO

È o ato de empacotar ao mesmo tempo dados e objetos é denominado encapsulamento. O objetivo esconde seus dados de outros objetos e permite que os dados sejam acessados por intermédio de seus próprios métodos. Isso é chamado de ocultação de informações.  O encapsulamento protege ao dados do objeto do uso arbitrário e não-intencional.  Oencapsulamento é o resultado ou ato de ocultar do usuário os detalhes da implementação de um objeto.  O encapsulamento é importante porque separa a maneira como um objeto se comporta da maneira como ele é implementado.  A definição de como implementar os conhecimentos ou ações de uma classe, sem informar como é feito.

Cada objeto encapsula uma estrutura de dados e métodos. Uma estrutura de...
tracking img