Analise orientada a objetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Bandeirantes de São Paulo – Campos OS

Sistema da Informação

Fundamentos de Analise Orientado a Objetos
Tema: Relacionamentos
Professor: Vaz
Nome: RA:
Bruno Correia Aguiar da Silva 111313201
EmersonDanillo 111493803
Lucas Ferreira 111335728
Manoel Freitas 111534895
Thiago Prado111255325

Osasco, 19 de Abril de 2012.

INDICE

1-Introdução_________________________________________ Pagina 02
2-Generalização ______________________________________Pagina 03
3-Agregaçao _________________________________________Pagina 06
4-Dependencia _______________________________________Pagina 09
5-Associação ________________________________________Pagina 10

1-INTRODUÇÃORelacionamentos
Um relacionamento em UML é uma conexão entre itens. Em uma modelagem orientada a objetos, os cinco relacionamentos existentes na UML são: Dependência, Generalização, Agregação, Associação e Composição. Um relacionamento é representado graficamente como um caminho, com tipos diferentes de linhas para diferenciar os tipos de relacionamento. Veja na figura abaixo:

DependênciaDependência
Associação
Associação
Agregação
Agregação
Generalização
Generalização
Composição
Composição
Relacionamento
Relacionamento

2- Generalização

Definição
 Relacionamento entre um elemento mais geral e um mais específico. Onde o elemento mais específico herda as propriedades e métodos do elemento mais geral. A relação de generalização também é conhecida como herança no modelo aobjetos. Como a relação de dependência, ela existe só entre as classes. Um objeto particular não é um caso geral de outro objeto, só conceitos (classes no modelo a objetos) é generalização de outros conceitos.
 Generalização Normal Na generalização normal a classe mais específica, chamada de subclasse, herda tudo da classe mais geral, chamada de superclasse. Os atributos, operações e todas asassociações são herdados. 
Uma classe pode ser tanto uma subclasse quanto uma superclasse, se ela estiver numa hierarquia de classes que é um gráfico onde as classes estão ligadas através de generalizações. A generalização normal é representada por uma linha entre as duas classes que fazem o relacionamento, sendo que se coloca uma seta no lado da linha onde se encontra a superclasse indicando ageneralização.

Generalização Restrita Uma restrição aplicada a uma generalização especifica informações mais precisas sobre como a generalização deve ser usada e estendida no futuro. As restrições a seguir definem as generalizações restritas com mais de uma subclasse.
Generalizações de Sobreposição e Disjuntiva: Generalização de sobreposição significa que quando subclasses herdam de uma superclasse porsobreposição, novas subclasses destas podem herdar de mais de uma subclasse. A generalização disjuntiva é exatamente o contrário da sobreposição e a generalização é utilizada como padrão.

 Generalizações Completa e Incompleta: Uma restrição simbolizando que uma generalização é completa significa que todas as subclasses já foram especificadas, e não existe mais possibilidade de outra generalização apartir daquele ponto. A generalização incompleta é exatamente o contrário da completa e é assumida como padrão da linguagem.

Procedimentos
O procedimento para se obtiver a generalização são:
Identificar similaridades de estrutura/comportamento entre várias Classes. Criar a superclasse para encapsular a estrutura/comportamento comum. As classes originais passam a ser subclasses da nova...
tracking img