Analise organologica de balafone e mbila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Introduçaõ.
O presente trabalho tem como titulo Analise Organologica de Balafone e Mbila, é uma pesquisa feita pelo estudante do 4º ano de curso de música da Universidade Eduardo Mondlane na cadeira de Analise Organologica de Instrumentos Tradicionais. O mesmo tem como objectivos fazer análise organologica destes instrumentos e mostrar que apesar de pertencerem a mesma família e classe, sãosemelhantes mas também diferentes em muitos aspectos. Este trabalho de carácter individual visa igualmente desenvolver o espírito de pesquisa científica sobre instrumentos tradicionais no caso vertente do balafone e mbila nos estudantes do mundo inteiro e de Moçambique em particular, sobre tudo noque tange a análise organologica dos mesmos.
O trabalho começa com abordagens sobre o balafone, uminstrumento musical tradicional da família dos xilofones e da classe dos idiofonos, onde são evidenciados aspectos relacionados com o breve historial do instrumento, sua origem, classificação, discrição e constituição, execução, material de fabrico, regiões de ocorrência e contextualização da sua execução. Em seguida vem a abordagem sobre a Mbila, outro instrumento musical tradicional da mesma família eclasse do anterior, onde da mesma forma são apresentados todos os aspectos organológicos desde o breve historial do instrumento, origem, classificação, discrição e constituição, execução, material de fabrico, regiões de ocorrência e contextualização da sua execução e por fim a conclusão e a respectiva bibliografia.
1.1.Metodologia
Para a realização da presente pesquisa, foi utilizada o método deobservação participativa, foi feita também a consulta de bibliografias, que tratam de assuntos ligados a esse tema assim como não, mas que tenham uma contribuição para a pesquisa, conferindo-a um forte sentido cientifico.
1.2.Revisão literária
Visto que o trabalho versa sobre análise organológica, foi necessário consulta-se obras literárias que falam sobre este assunto, como as seguintes: Amúsica chope de Amândio Didi Munguambe, manual sobre música tradicional em Moçambique e a internet.

2.Balafone (breve historial)
O balafone (balaphone) é um instrumento de teclas percutidas, faz parte da família de instrumentos de percussão afinados que inclui o xilofone, marimba e vibrafone.
Contem cabaças de tamanhos graduados, afinadas de acordo com cada tecla, possui também pequenos furos, ondesão estendidas teias obtidas do casulo que protege os ovos de um tipo de aranha, produzindo uma ressonância rara.
A afinação do balafon do Oeste africano pode ser tetratônica, pentatônica ou hexatônica.
A afinação é relacionada à língua que é peculiar a cada grupo étnico ou às escalas de suas canções. Muitos tipos variantes podem ser encontrados dentro de cada grupo étnico.
Sacrifícios
Antes que umbalafone possa ser retirado de seu local sagrado, um sacrifício ritual precisa ser feito; isto pode consistir em derramar cerveja de painço ou sacrificar uma galinha sobre o fetiche. Este sacrifício é um meio de obter permissão dos espíritos para usar o balafone e "dar-lhe voz". Igualmente, quando um novo balafone é feito, um sacrifício ritual é também realizado na ocasião. O fetiche é consultado,para saber o tipo e quantidade dos sacrifícios requeridos.
http://instrumentosmusicais.ning.com/forum/topics/balafons-africanos(14 / 04 / 2012)
2.1.Origem

O termo Balafone vem da língua Bambara:"Balan" refere-se ao instrumento e "fô", significa "tocar".
Um mestre de balafon é chamado "Balafola".
Este grande xilofone e originário do Oeste africano, supostamente no Mali.


Balafone: extraído dainternet (14 / 04 / 2012)
2.2.Classificação do Instrumento
Segundo o sistema de classificação de instrumentos musicais Hornbostel-Sachs, os instrumentos musicais classificam-se em quatro grupos: Idiófonos; Menbranófonos; Cordófonos e Aerófonos. Manhiça (2006: 03).
Sendo assim, o balfone por pertencer a família dos xilofones e produzir o som através da vibração do seu próprio corpo, pode ser...
tracking img