Analise marcopolo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FELIPE RIGON BORSA
MATHEUS FANTI DE SOUZA
RAFAEL DELPINO GEHRKE
RAFAEL FLORENCE

ANÁLISE DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA EMPRESA MARCOPOLO S.A.

Trabalho apresentado como requisito à aprovação na disciplina de Administração da Informação do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia UniversidadeCatólica do Rio Grande do Sul.

Prof. Airton Cardoso Dória

Porto Alegre
Junho de 2007

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradecemos à empresa Marcopolo, que com extrema gentileza, nos cedeu tempo e informação para que pudéssemos conhecer todo seu funcionamento.
Agradecimentos especiais para Celso Tonolli, gerente de TI, e para Nelson Gehrke, diretorda área de negócios internacionais, que nos ajudaram a tornar este trabalho realidade.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04
1.1 TEMA E CONTEXTUALIZAÇÃO 04
1.2 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA 05
1.3 OBJETIVOS 05
1.3.1 Objetivo Geral 05
1.3.2 Objetivos Específicos 05
1.4 JUSTIFICATIVA 05

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07
2.1 CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 07

3 MÉTODO 10
3.1 MERCADO DE ATUAÇÃO 10
3.2PLANO DE PESQUISA 11
3.3 COLETA DE DADOS 12

4 ANÁLISE 14
4.1 ANÁLISE DO SISTEMA VIGENTE E DO NOVO A SER IMPLEMENTADO 14

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

REFERÊNCIAS 18

1 Introdução

A Marcopolo é uma empresa brasileira líder mundial na fabricação de carrocerias de ônibus, com sede na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Foi fundada em 6 de agosto de 1949 sob adenominação Nicola & Cia. Ltda. Em 1968 passou a chamar-se Marcopolo, até 1971, quando passou a denominar-se Marcopolo S.A. Carocerias e Ônibus. Desde 1992 denomina-se Marcopolo S.A.. Atua no mercado com marcas próprias como Marcopolo e Ciferal, além da marca Volare, em parceria com a Agrale, com a qual atua na produção de ônibus de pequeno porte.

1.1 TEMA E CONTEXTUALIZAÇÃO

A marca que dá nome àcorporação, Marcopolo, é reconhecida como sinônimo de carrocerias de ônibus diferenciadas, desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada cliente, e em conformidade com as normas de cada região.
Atualmente, a marca está presente nos quatro cantos do mundo. Com fábricas próprias no Brasil, em Portugal, na Argentina, no México, na Colômbia e na África do Sul, a Marcopolo exporta para mais de 80países, além de transferir tecnologia para a China.
Há quase 15 anos essa empresa utiliza um aplicativo de sistemas de informação com banco de dados Oracle. Ao longo deste período o sistema sofreu algumas mudanças, até chegar ao momento que se fez necessário substituí-lo.

1.2 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA

A empresa Marcopolo atuava em um nível que o presente sistema de informação supria asdemandas exigidas pela empresa e pelo mercado. Com a expansão do mercado para uma amplitude global, notou-se a necessidade de implementação de um novo sistema que atendesse às novas demandas.
Porque a empresa Marcopolo mudou seu sistema de informações interno?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

Analisar os principais motivos da substituição do sistema.

1.3.2 Objetivos Específicosa) Conceituar sistemas de informação.
b) Analisar o sistema vigente e o próximo a ser empregado.
c) Entender o mercado de atuação da empresa.

1.4 JUSTIFICATIVA

Este trabalho foi realizado com a intenção de entender-se melhor a utilização dos sistemas de informações. Acredita-se que é importante que uma empresa tenha em seu ambiente interno um sistema que possua umaestrutura capaz de atender há todas as necessidades da organização, de maneira que, esse sistema esteja sempre atualizado e pronto para qualquer modificação necessária. Deste modo, verifica-se a importância de estudar-se tais sistemas a fim de poder implementá-los de forma efetiva em nossa futura organização.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

“...constituem...
tracking img