Analise literaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de Leitura
Nome do autor: Camilo Castelo Branco
 
Nome do autor: Camilo Castelo Branco
Título: Amor de Perdição
Editor: Francisco Lyon de Castro, 5º edição
Local e data: Lisboa, Abril de2002.
Informações sobre o autor: Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu a 16 de Março de 1825 em Lisboa, filho de Manuel Castelo Branco e Jacinta Ferreira. Ao longo da sua existênciarevelou-se um falhado nos estudos e nos amores. Foi um profissional das letras, multifacetado, cuja obra o posicionou como uma das figuras mais eminentes da literatura portuguesa. Suicidou-se a 1 de Junho de1890.
Outras obras do autor: O Retrato de Ricardina, A Filha do Regicida, Anátema
Resumo:
Em Viseu, Simão, filho do corregedor Domingos Botelho, apaixona-se por Teresa, filha do fidalgo Tadeu deAlbuquerque, e é correspondido.
Mas Domingos Botelho e Tadeu de Albuquerque são inimigos, o que leva a que o amor entre os jovens seja contrariado, resolvendo Tadeu casar a filha com o seu sobrinhoBaltasar. Simão, a estudar em Coimbra, ao saber disto, regressa secretamente a Viseu para se encontrar com Teresa, ficando hospedado em casa do ferrador João da Cruz que tinha uma filha chamada Mariana.Simão, no encontro com Teresa, é ferido numa emboscada e é tratado por Mariana, com muito amor. Teresa é serrada num convento de Viseu, aguardando transferência para um convento no Porto. À porta doconvento, Simão, que aguardava a saída de Teresa, é surpreendido por Baltasar que acaba por matar, entregando-se depois às autoridades. Simão é preso e Teresa é transferida para o convento deMonchique, no Porto, cidade para onde também Simão é enviado, acompanhado por Mariana, como criada. Simão e Teresa juram amor eterno, para além da própria morte.
Tadeu procura transferir a filha do Porto paraViseu, mas Teresa opõe-se devido ao seu estado de saúde. Porém recupera quando sabe que Simão não vai ser enforcado. O tribunal mudara a sua pena para 10 anos de degredo na Índia.
No dia da...
tracking img